Para cadastro no Cartão do Transporte idoso deve levar comprovante de residência

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 em quatro pontos de Hortolândia

Aproximadamente 300 idosos já se cadastraram para receber o Cartão do Transporte Urbano-Sênior, que será lançado, em breve, pela Prefeitura. Além de garantir a gratuidade nas viagens em ônibus urbanos, a medida, criada no governo Angelo Perugini, visa levar mais cidadania a pessoas com 60 anos de idade ou mais que, a partir daí, passarão a entrar no coletivo pela porta da frente. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Mobilidade Urbana espera inscrever cerca de 2.000 idosos, mas a meta é levar o benefício a todos os munícipes desta faixa etária, residentes no município. O cadastramento começou no último dia 26 de julho.

A quem se dirige aos pontos de inscrição, a Prefeitura faz um alerta importante: além de apresentar documentos básicos, como identidade e CPF, o idoso precisa levar, também, comprovante de residência. A foto é feita na hora do cadastramento. O atendimento dos interessados acontecerá até o dia 18 de agosto, das 8h às 17h, em quatro locais: dois no Jd. Amanda, um no Jd. Rosolen e um no Remanso Campineiro (veja abaixo). Após este prazo, a inscrição também poderá ser feita em outros locais que serão divulgados em breve pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Projeção feita pela Fundação Seade para 2017 (utilizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social) estima que há 21.949 idosos em Hortolândia, o correspondente a 10,03% da população.

Além do cartão sênior, voltado ao idoso, a Administração implantará, ainda neste ano, quatro outros documentos da mesma “família”: o cartão de estudante, o vale-transporte (encomendado por empresas), especial (para pessoas com deficiência) e o comum (para os usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica). O prazo para cadastramento nestas modalidades ainda não está definido.

Plenárias da Mobilidade

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, a criação do Cartão do Transporte para esta faixa etária atende às demandas apresentadas pela população idosa durante as Plenárias da Mobilidade. As 23 reuniões foram realizadas pela Administração em todas as regiões da cidade, entre março e maio deste ano, para ouvir da comunidade comentários, críticas e sugestões de como melhorar a área de trânsito e transporte em Hortolândia.

“Nas Plenárias da Mobilidade, houve muita participação dos idosos. Uma das principais reclamações deles foi a de que era difícil entrar nos ônibus e ser visto pelo motorista. Tinham medo de se machucar, porque, às vezes, os motoristas não conseguiam enxergá-los, criando situações de risco e, às vezes, até de acidentes. Quando a Prefeitura oferece o Cartão do Idoso, tudo muda. Eles passam a ser convidados, que entram pela porta da frente e podem escolher o local que quiserem para se sentar, além das cadeiras reservadas. Acreditamos que a medida vai reduzir o risco de acidentes. Além disso, o cartão é um documento de identidade e, no futuro, poderá oferecer outras vantagens”, afirma o secretário.

Confira onde fazer o cadastramento para o Cartão do Transporte-Idoso até 18/08:

Garagem da Viação Lira – Av. Santana, 1.000, Jd. Amanda

CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda – Av. Princesa Isabel, 1.280, Jd. Amanda

CCMI do Remanso Campineiro – R. Euclides Pires de Assis, 20, Remanso Campineiro

CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jd. Rosolen – R. Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen