1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia começa nesta segunda-feira (19/06)

Pelo menos 1.400  pessoas participarão das palestras sobre “Caminhos para uma aprendizagem inovadora”

Começa, nesta segunda-feira (19/06), às 19h, o 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pela Prefeitura até quarta-feira (21/06). O evento será realizado no auditório Arlete Afonso, do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Ortolândia.  Cerca de 1.400 pessoas participarão de palestras e debates sobre o tema “O mundo mudou. E a escola?”, nos três dias do evento.

No primeiro dia, em torno do tema “Caminhos para uma aprendizagem inovadora” reúnem-se três palestrantes: o escritor Gabriel Chalita, Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP) e o professor, empresário e voluntário Alan Dantas. No segundo, que enfocará a passagem “Do virtual ao real: entre redes ou paredes?”, também falarão três convidados: a Prof.ª Ms. Carolina Difilippi (Pró Ordem e ESD), Célia Regina Lara (Algar Tecnologia) e Alan Morais (Colégio Pectrus). Finalmente, no terceiro dia, o encontro será com o jornalista Caco Barcellos, que discorrerá sobre “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação”.

O seminário é uma ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo principal é trazer inovação para a sala de aula e novas formas de ensino na rede municipal. A programação completa do evento está disponível no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), no banner do evento.

Tablet e certificado

As palestras começam às 19h e duram cerca de 1h30. Depois, os presentes poderão fazer perguntas por escrito, esclarecendo dúvidas e contribuindo para as discussões.

Ao chegarem ao local do seminário, os inscritos precisam fazer check-in, confirmando presença, para terem direito a certificado (que será enviado por e-mail) e também receberem um número para concorrer ao sorteio de um iPad (tablet da Apple). A cada noite, graças ao apoio de patrocinadores, haverá o sorteio de um equipamento.

“O Mundo mudou. E a escola?”

Embora voltado aos profissionais de educação do município, tanto da rede pública quanto da particular, o evento, gratuito, foi aberto ao público em geral. Para debater o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trará ao município nomes muito conhecidos nacionalmente como o jornalista e escritor Caco Barcellos, que está a frente do programa Profissão Repórter (Rede Globo).

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o seminário visa também introduzir a tecnologia como nova ferramenta para a educação, com potencial para promover qualidade de ensino e ampliar ideias, uma vez que, para muitos profissionais da área, ainda é vista como um desafio difícil de ser alcançado e conquistado. O evento busca ainda contribuir com informações sobre a utilização de recursos tecnológicos para a educação, de modo que os participantes tenham visão ampliada sobre o assunto, facilitando e promovendo abertura para a era da informação.

“Proporcionar formação para os educadores, professores e gestores da rede municipal de ensino é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Inserir novas tecnologias na sala de aula não é somente ter computador ou lousa digital. Por isso, o Seminário é um marco inicial para despertar e provocar os professores para o tema”, afirma Felipe Amaro dos Santos Neto.

Confira temas e palestrantes do seminário a cada dia:

19/06 -  Tema central: “Caminhos para uma aprendizagem inovadora

Tema 1:”Transformando as redes sociais em redes educacionais” - Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP)

Tema 2: “Tecnologia educacional e os novos aprendizes: um novo conceito de sala de aula” - Alan Dantas (empresário e voluntário)

Tema 3: “A Tecnologia, o livro e a leitura” - Prof. Dr. Gabriel Chalita

20/06 – Tema central: “Do virtual ao real: entre redes ou paredes?”

Tema 1:”Nativos digitais educando imigrantes imigrantes digitais” - Prof.ª Ms. Carolina Difilippi (Pró Ordem e ESD)

Tema 2: “Tecnologia no trabalho. Estamos de mentes abertas para ela?” - Célia Regina Lara (Algar Tecnologia)

Tema 3: “Preparando nossos alunos para desafios do futuro” - Alan Morais (Colégio Pectrus)

21/06 – Tema central: “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação” - Jornalista Caco Barcellos (Rede Globo)