“Do real ao virtual” é tema de debate no 2° Dia de Seminário

Evento acontece nos dias 19 a 21 deste mês, às 19h, no auditório do Unasp, e trará a Hortolândia grandes nomes da área

“Do Virtual ao Real: entre redes ou paredes?” é o tema principal, no segundo dia de debates do 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, realizado pela Prefeitura. Na próxima quarta-feira (20/06), a proposta é provocar os inscritos para a quebra do paradigma de que a educação acontece somente entre os muros da escola, mostrando que, no campo da tecnologia, também há troca de conhecimentos entre professores e alunos. A ideia é mostrar que os nativos da nova geração, que já nascem com tablets na mão, podem contribuir com os que vieram se adaptando às mudanças tecnológicas.

Ao todo, o evento deve reunir cerca de 1.400 pessoas. As inscrições para os três dias já estão encerradas. As palestras começam às 19h, no auditório Arlete Afonso, do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Ortolândia.

Do Virtual ao Real

Célia Regina Lara, da Algar Tecnologia

Assim como no primeiro dia do seminário, ao longo de 1h30, três palestrantes exporão suas ideias no dia 20 e, em seguida, responderão a perguntas formuladas por escrito. A primeira a falar é a Prof.ª Ms. Carolina Difilippi (Pró Ordem e ESD), que reflete sobre ”Nativos digitais educando imigrantes imigrantes digitais”. Depois, Célia Regina Lara, da empresa Algar Tecnologia, aborda a “Tecnologia no trabalho. Estamos de mentes abertas para ela?”. Por fim, Alan Morais (Colégio Pectrus) mostra como os profissionais da educação estão “Preparando nossos alunos para desafios do futuro”.

Alan Morais, do Colégio Pectrus

Quem realiza o seminário é a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo principal é trazer inovação para a sala de aula e novas formas de ensino na rede municipal. A programação completa do evento está disponível no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), no banner do evento.

Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, além de conhecerem o que já existe e do vem sendo aplicado à educação em termos de inovação e tecnologia, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a troca de papéis neste processo, em que o professor não é o único detentor de saber.

“O Mundo mudou. E a escola?”

Embora voltado aos profissionais de educação do município, tanto da rede pública quanto da particular, o evento, gratuito, foi aberto ao público em geral. Para debater o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trará ao município nomes muito conhecidos nacionalmente como o jornalista e escritor Caco Barcellos, que está a frente do programa Profissão Repórter (Rede Globo) e o também escritor Gabriel Chalita.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o seminário visa também introduzir a tecnologia como nova ferramenta para a educação, com potencial para promover qualidade de ensino e ampliar ideias, uma vez que, para muitos profissionais da área, ainda é vista como um desafio difícil de ser alcançado e conquistado. O evento busca ainda contribuir com informações sobre a utilização de recursos tecnológicos para a educação, de modo que os participantes tenham visão ampliada sobre o assunto, facilitando e promovendo abertura para a era da informação.

“O Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia possui, em um dos seus eixos, focar e proporcionar formação para os educadores, professores e gestores da Secretaria. Estamos realizando pesquisas para conhecer o dia a dia e a realidade das nossas escolas e conhecer a necessidade e o interesse dos nossos professores. Inserir novas tecnologias na sala de aula não é somente ter computador ou lousa digital. Por isso, o Seminário é um marco inicial para despertar e provocar os professores para o tema. Estamos abrindo oportunidade para que todos que tenham interesse possam participar. Precisamos investir na Educação", afirma Felipe Amaro dos Santos Neto.

Confira temas e palestrantes do seminário a cada dia:

19/06 -  Tema central: “Caminhos para uma aprendizagem inovadora

Tema 1:”Transformando as redes sociais em redes educacionais” - Prof. Dr. José Armando Valente (Unicamp e PUC/SP)

Tema 2: “Tecnologia educacional e os novos aprendizes: um novo conceito de sala de aula” - Alan Dantas (empresário e voluntário)

Tema 3: “A Tecnologia, o livro e a leitura” - Prof. Dr. Gabriel Chalita

20/06 – Tema central: “Do virtual ao real: entre redes ou paredes?”

Tema 1:”Nativos digitais educando imigrantes imigrantes digitais” - Prof.ª Ms. Carolina Difilippi (Pró Ordem e ESD)

Tema 2: “Tecnologia no trabalho. Estamos de mentes abertas para ela?” - Célia Regina Lara (Algar Tecnologia)

Tema 3: “Preparando nossos alunos para desafios do futuro” - Alan Morais (Colégio Pectrus)

21/06 – Tema central: “Comunicação e tecnologia: desafios da educação na Era da Informação” - Jornalista Caco Barcellos (Rede Globo)