Participantes do Seminário de Ciência e Tecnologia podem doar alimentos

Campanha visa arrecadar mantimentos não perecíveis para Banco de Alimentos da Prefeitura

A Prefeitura de Hortolândia promove, durante o 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, a campanha “Cidadão Solidário”. A ação visa arrecadar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social que, atualmente, atende 38 entidades no município e beneficia diretamente 4.100 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Quem se inscreveu no seminário e deseja participar, basta doar pelo menos um litro de leite ou um quilo de arroz, feijão ou de outro alimento não perecível no dia da palestra. Equipes da Administração, identificadas com o nome do Departamento de Segurança Alimentar, recolherão os itens na recepção do auditório Arlete Afonso, do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), localizado na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, no Parque Ortolândia. O evento acontece entre os dias 19 e 21 deste mês, com palestras começando às 19h.

A previsão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, idealizadora do seminário, é de que o evento reúna cerca de 1.400 pessoas, nos três dias, pelo menos 450 por dia. Se todas quiserem colaborar será possível arrecadar pelo menos uma tonelada de mantimentos, quantidade que fará diferença para quem é beneficiado.

“Além de auxiliar ou reforçar a alimentação destas pessoas em situação de vulnerabilidade social, esta doação feita pelo Banco de Alimentos, ao longo deste dez anos de existência, contribui sensivelmente para o redirecionamento de renda na família, que pode ser usada para a compra de medicamentos ou algo relativo à educação, por exemplo”, afirma a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

Segundo a diretora, toda doação é bem-vinda. No entanto, se o interessado puder evitar a doação de sal e açúcar, será melhor. Outra recomendação importante é quanto ao prazo de validade, uma vez que, nas últimas campanhas, o órgão recebeu alimentos vencidos. Neste caso, vale a regra de ouro: “Se o produto não está bom para o seu consumo, não serve para o outro”, explica Alessandra.

“O Mundo mudou. E a escola?”

O 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia é voltado aos profissionais de educação do município, tanto da rede pública quanto da particular. Para debater o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trará ao município nomes muito conhecidos nacionalmente como o jornalista e escritor Caco Barcellos, que está a frente do programa Profissão Repórter (Rede Globo), e o Prof. Dr. Gabriel Chalita, também escritor. As palestras acontecerão, às 19h.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o seminário visa também introduzir a tecnologia como nova ferramenta para a educação, com potencial para promover qualidade de ensino e ampliar ideias, uma vez que, para muitos profissionais da área, ainda é vista como um desafio difícil de ser alcançado e conquistado. O evento busca ainda contribuir com informações sobre a utilização de recursos tecnológicos para a educação, de modo que os participantes tenham visão ampliada sobre o assunto, facilitando e promovendo abertura para a era da informação.

“O Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia possui, em um dos seus eixos, focar e proporcionar formação para os educadores, professores e gestores da Secretaria. Estamos realizando pesquisas para conhecer o dia a dia e a realidade das nossas escolas e conhecer a necessidade e o interesse dos nossos professores. Inserir novas tecnologias na sala de aula não é somente ter computador ou lousa digital. Por isso, o Seminário é um marco inicial para despertar e provocar os professores para o tema. Estamos abrindo oportunidade para que todos que tenham interesse possam participar. Precisamos investir na Educação", afirma o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto.