Tendas de Ciência e Tecnologia atraem mais de 5 mil pessoas no 7° Hortolendo

Festa literária promovida pela Prefeitura atraiu público jovem ao dar destaque para linguagem digital, por meio do tema “A leitura de um mundo novo”

Óculos de realidade virtual, drones e outros robôs usados como ferramentas no processo de ensino-aprendizado, ajudando pessoas a fazer “a leitura de um novo mundo”. Com esta proposta, em conexão direta com o tema do 7° Hortolendo, as tendas de Ciência e Tecnologia, uma novidade neste ano, atraíram milhares de visitantes à festa literária promovida pela Prefeitura, neste domingo (28/05), em comemoração aos 26 anos de Hortolândia. Segundo os organizadores, foram cerca de cinco mil pessoas, sobretudo jovens, os que circularam pelas tendas tecnológicas a fim de checar as inovações. Ao longo do dia, a estimativa é que passaram pelo evento 50 mil visitantes.

Além dos robozinhos, também despertaram muita atenção as tecnologias aplicadas ao audiovisual, como as de edição de vídeo para youtuber, e os projetos que auxiliam na inclusão de pessoas cegas e surdas. O objetivo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia foi apresentar à comunidade escolar e a todos os interessados no tema, alguns exemplos de recursos tecnológicos voltados à educação.

As tendas, instaladas quase em frente ao palco principal, traziam, além de projetos da própria rede municipal nesta área, iniciativas de parceiros, como o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e duas escolas da cidade (uma estadual e outra particular). A ideia era utilizar elementos lúdicos com finalidades pedagógicas, incentivando também o gosto pela leitura. Durante todo o evento, estudantes que participam do projeto Rádio Federal, do IFSP, cobriram ao vivo a festa literária, produzindo material informativo a respeito do Hortolendo.

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, a grande presença do público jovem deveu-se à sintonia entre a proposta do tema, o que foi exibido nas tendas e à grande atração do palco principal, a youtuber, compositora, cantora e escritora Bianca Tatto, a Bibi Tatto, um dos jovens fenômenos da internet.

“O evento atendeu plenamente aos objetivos de mostrar esta leitura de um novo mundo, que a tecnologia vem acrescentar para a educação, traz uma nova visão para a sala de aula e para o desenvolvimento da educação como um todo”, avalia o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto.

“Os recursos tecnológicos fazem parte do universo dos alunos. Então, procuramos transformá-los em ferramentas facilitadoras do processo de aprender e de estimular a leitura. Não podemos protelar em seguir as novas tendências. Se o incentivo à leitura não estiver amarrado com as novas tecnologias, não vamos ter êxito. Por isso, o tema proposto foi escolhido a partir dessa reflexão, que é ‘A leitura de um novo mundo’, e busca fazer uma conexão entre a grade curricular formal e o advento da tecnologia”, afirma o secretário de Educação, Ciência e tecnologia, Fernando Moraes.

Promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o 7°  Hortolendo integra a programação do aniversário de Hortolândia. O evento, gratuito e aberto ao público, ofereceu diversas atrações culturais (apresentações teatrais e musicais), tendas literárias, distribuição de livros. A festa foi realizada no Creape (Centro de Referência em Educação ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago.