Prefeitura realiza pesquisa para oferecer capacitação profissional a estudantes da EJA

Mais de 330 alunos da Educação de Jovens e Adultos preencheram questionário aplicado, no final de abril, pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

A fim de buscar parcerias, junto às indústrias, para a capacitação profissional de quem cursa a EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas municipais, a Prefeitura de Hortolândia realizou uma pesquisa com os matriculados no curso. O questionário, com 21 perguntas, foi aplicado entre os dias 24 a 27 de abril, nas quatro escolas polo. Dos 500 inscritos, 335 participaram. As respostas, que já estão em análise para serem dispostas em gráficos, serão conhecidas em breve.

A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre as questões, algumas sobre perfil socioeconômico, indagam se o estudante já fez algum curso profissionalizante e, se pudesse fazer algum futuramente, qual seria a área de interesse. O objetivo da pesquisa é justamente este: verificar as áreas de interesse de atuação profissional.

A partir do resultado obtido, o recém-criado Departamento de Ciência e Tecnologia entrará em contato com empresas da cidade, das áreas mais destacadas, para firmar parcerias e formar polos de qualificação profissional nas quatro escolas atendidas. As escolas municipais que oferecem a Eja atualmente são: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro; Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani no Jd. Sumarezinho; Emef Jardim Amanda I (CAIC) e Emef Caio Fernandes Gomes Pereira, Jd. Nossa senhora Auxiliadora.

"O objetivo principal da pesquisa é embasar e direcionar o trabalho do Departamento na elaboração do polos de qualificação profissional para os alunos da Eja. Assim podemos escolher e oferecer cursos de acordo com as áreas mais destacadas. Também estamos levando em consideração a necessidade do mercado de trabalho, consultando as empresas da nossa cidade", afirma o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto.