Bibliotecas disponibilizarão livro “História com Sabor”, produzido por alunos do interAja

Coletânea reúne 72 receitas e histórias de vida de estudantes de 50 a 80 anos de idade

Um livro de receitas saborosas com narrativas emocionantes estará disponível nas bibliotecas da cidade a partir da próxima semana. A obra ‘História com Sabor’ foi lançada nesta quinta-feira (27/05). O livro, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do InterAja, Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, é uma coletânea de receitas criada pelos alunos a partir da lembrança de culinárias que marcaram a história dos autores.

Para a aluna Carmelita Marçal, autora da receita biscoito de polvilho, a produção do livro foi uma oportunidade de relembrar grandes momentos do passado. "Estou muito contente de poder contar para as pessoas alguns segredos que eram só meus. Desabafei coisas bem antigas e que estavam guardadas”, conta a aluna.

Para a produção do livro, os educadores do projeto trabalharam a memória de sabores, a partir do resgate de histórias de vida dos participantes. “Também tive oportunidade de relembrar um pouco da história que me marcou muito”, conta a vice-prefeita, Jacyra Aparecida dos Santos Souza. Durante o lançamento do livro, Jacyra contou a história das pedrinhas de vidro que traz a receita de uma vitamina de frutas que marcou sua infância. A receita está disponível no livro.

A coletânea reúne 72 receitas. Participaram alunos entre 50 e 80 anos. “Quem de nós não se lembra de aguardar, com ansiedade, o bolo quente no forno para o lanche da tarde? Ou pegar um bolinho de chuva que escorregou do papel toalha, justamente no momento que, “inocentemente”, passávamos pela cozinha? São histórias que nos remetem a boas lembranças às quais os alunos tiveram a oportunidade de resgatar por meio de receitas deste livro, carregadas de afeto, com pinceladas de história”, destaca a secretária de Educação, Sandra Fagundes.

InterAja

O InterAja é um projeto integrado ao Brasil Alfabetizado criado pelo Ministério da Educação para pessoas que não sabem ler e escrever. Entre 2010 e 2011, o programa atendeu 500 pessoas. “A maioria das pessoas que participam do programa já sofreu por exclusão ao longo da vida. O programa resgata a história e a autoestima dos participantes”, destaca a coordenadora do projeto, Marisa Capelassi.

As aulas podem ocorrer em espaços como igrejas, associações e até mesmo residências. O material didático é enviado pelo Ministério da Educação.

A Prefeitura implantou o InterAja em 2005 com o objetivo de erradicar o analfabetismo no município. O programa cria oportunidades educacionais para jovens e adultos acima de 16 anos e que não tiveram acesso ou permanência na educação básica.