Prefeitura traz palestra com Mário Sérgio Cortella

Filósofo, escritor e educador fechará atividade de formação destinada a servidores e usuários dos serviços da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

A partir desta sexta-feira (31/03), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer inicia uma programação especial para marcar o centenário da estação Jacuba. A primeira atividade será a realização do Seminário “Centenário com qualidade de vida: integração das políticas públicas de cultura, esporte, educação e saúde”, uma ação integrada entre diversas secretarias municipais cujo objetivo é debater como a cultura impacta de forma positiva em outras áreas de desenvolvimento social. Após o seminário, o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella apresentará a palestra “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética” para usuários dos serviços de cultura e esportes do município que se inscreveram previamente para a atividade. A programação acontece na Sala Cultural da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Waldiva F. Duarte, nº 59, no Jardim Sumarezinho, a partir das 14h.

A abertura do Seminário contará com a presença do prefeito Angelo Perugini. Às 14h40 iniciam as apresentações das Secretarias envolvidas na proposta de integração das atividades culturais, como Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e a própria Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Secretarias convidadas para o evento também apresentarão suas atividades relacionadas à integração cultural, como Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e Secretaria de Governo.

De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, o centenário da Estação Jacuba desperta o município para a importância do resgate da história e tradições do município, ação que é muito mais abrangente do que o trabalho da Secretaria de Cultura. “Este seminário será uma capacitação para servidores de diversas secretarias trabalharem de maneira integrada, já que a cultura está inserida em diversos detalhes do nosso cotidiano”, enfatizou Silva. Além da participação dos servidores, o seminário contará com a presença de usuários dos equipamentos públicos de cultura, esportes e lazer.

A noite, a partir das 19h, haverá apresentações culturais e, em seguida, palestra com Cortella. Conforme explica o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, o tema “Qual é sua obra?” será importante para despertar no público o sentimento de responsabilidade na construção do futuro. “O centenário da Estação nos traz como reflexão a valorização do passado e das pessoas que foram protagonistas na criação do nosso município, mas também nos mostra a importância de trabalharmos com compromisso com o futuro”, concluiu Silva.

Além do Seminário e da palestra, a comemoração pelo centenário da Estação Jacuba contará com apresentações culturais no sábado (1º/04) e domingo (02/04), e abertura da exposição fotográfica, que contará a história da Estação por meio de retratos antigos. A exposição e as atividades do final de semana acontecem na própria Estação, localizada na rua Rosa Maestrello, nº 2, na Vila São Francisco.