Comemoração do centenário da Estação Jacuba terá exposição de fotos e shows

Evento, no próximo final de semana, acontece no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”

No próximo dia 1º de abril, a Estação Ferroviária Jacuba completa 100 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura prepara uma série de eventos que pretendem despertar na população a importância da valorização da história e das tradições da cidade. Uma exposição fotográfica sobre as origens da estação são um convite de viagem ao passado, com fotos que mostram a antiga casa do chefe da estação e as instalações que serviram de ponto de chegada para muitas famílias que ajudaram a construir a cidade. Além disso, apresentações culturais e shows com artistas de destaque nacional vão animar o público. A programação acontece no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello, nº 2, na Vila São Francisco.

A cerimônia de abertura das comemorações pelo centenário será no sábado (1º/04), às 10h. Logo em seguida, estará aberta oficialmente a exposição fotográfica “Cem anos de história nos trilhos da Estação Jacuba”, que ficará por tempo indeterminado à mostra no Centro de Memória. O acervo, montado a partir de fotos cedidas por antigos moradores e arquivos de museus, pode ser conferido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no último final de semana de cada mês, das 9h às 16h. Excepcionalmente no final de semana das comemorações, o Centro de Memórias também ficará aberto das 9h às 16h.

Ainda no sábado, a partir das 13h, haverá shows com DJs convidados. Às 16h, aulas de alongamento, ginástica e zumba vão agitar os participantes. A programação deste dia encerra com show, às 21h, com a dupla Cézar & Paulinho. Os cantores apresentam repertório sertanejo, com canções conhecidas nacionalmente, como “Duas vezes você” e “Morto de saudades sua”.

No domingo, a festa continua com o tradicional evento Café com Viola, à partir das 9h. Ao longo da manhã, haverá uma homenagem ao compositor hortolandense Anair de Castro Tolentino, o Jack, além de apresentações musicais com artistas locais. A Banda Beavoir se apresenta, à tarde, assim como Levi Ramiro e o Circuito Paulista de Viola. Às 17h30, DJs convidados farão performances musicais. O encerramento será com a apresentação inédita de Mazinho Quevedo, Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Banda Municipal, tocando juntos. Em todos os dias, haverá praça de alimentação com food trucks, na Praça São Francisco de Assis.

SEMINÁRIO

Na sexta-feira (31/03), numa prévia da comemoração do Centenário, a Prefeitura realiza o Seminário “Centenário com qualidade de vida: integração das políticas públicas de cultura, esporte, educação e saúde”, uma ação integrada entre diversas secretarias municipais cujo objetivo é debater como a cultura impacta de forma positiva em outras áreas de desenvolvimento social. Durante o seminário, o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella apresentará a palestra “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. As atividades do Seminário serão realizadas na Sala Cultural da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Waldiva F. Duarte, nº 59, no Jardim Sumarezinho, a partir das 14h. As inscrições já estão encerradas.