Prefeitura repassa auxílio financeiro às escolas municipais

Verba tem o objetivo de melhorar a estrutura física e pedagógica das 56 unidades de ensino da rede que atendem 22.000 alunos

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, deposita, nesta quarta-feira (13), a verba de subvenção na conta das APM'S (Associação de Pais e Mestres) das escolas da rede municipal de educação . O repasse de R$ 1.340.000,00 está dividido nas 56 unidades escolares e beneficiará 22 mil alunos.

Os recursos têm como objetivo a melhoria física e pedagógica das unidades educacionais. A verba pode ser empregada na manutenção, conservação, pequenos reparos, aquisição de material de consumo, implementação do projeto pedagógico e no desenvolvimento de atividades educacionais e culturais.

Para a Secretária de Educação, Sandra Fagundes, o dinheiro garante maior autonomia da gestão escolar já que é utilizado de acordo com as necessidades educacionais. "As prioridades de cada escola devem ser definidas com a comunidade escolar, ouvir os professores e alunos, pais e os funcionários", afirma.

A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim investiu R$ 5.000 mil reais da verba de subvenção e recursos arrecadados na escola para melhorar a segurança da escola. “Por ser uma escola central e muito grande, colocamos alambrado para dividir o espaço e melhorar a visualização dos alunos, instalamos portão eletrônico com câmera de identificação para identificarmos quem entra e sai da escola”, ressaltou a diretora da escola, Rosimeire Campo Dall'Orto.

"Decidimos em reuniões com o Conselho de Escola e APM como aplicar os recursos em nossa escola”, explicou, também, Jane Aparecida Nery de Carvalho, diretora da Emef Patricia Maria Capelato Basso, localizada no Residencial São Sebastião.

Passeios e novos livros

“Com o dinheiro que chegou no ano passado, foi possível comprar novos livros para a biblioteca, fizemos passeios com todos os alunos, trouxemos peça teatral para a escola, compramos materiais de papelaria diversos, ampliamos o número de brinquedos, investimos na compra de filtros de água para cada na sala de aula, conservamos o jardim da escola e incentivamos os cuidados e manutenção com todos da escola, compramos materiais para sala de recursos de atendimento educacional especializado”, conta Jane.

Para a Secretária de Educação, a medida que os pais, professores e funcionários opinam sobre como aplicar os recursos aumenta a transparência da gestão e na prestação das contas. “Todo investimento deve refletir na melhoria da aprendizagem do aluno”, enfatiza Sandra.