Prefeitura de Hortolândia auxilia campanha de coleta de leite humano para crianças prematuras

Mulheres interessadas em doar leite humano devem entrar em contato com o Banco de Leite de Campinas pelo telefone 3306-6039; coleta é feita pela própria doadora em sua residência

Mães de Hortolândia podem fazer uma boa ação em prol de crianças prematuras recém-nascidas na região. A Prefeitura apoia a campanha de doação de leite para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Campinas. Para ajudar na divulgação, a Secretaria de Saúde afixou, em abril último, 50 cartazes da campanha nas 34 unidades de saúde do município e em órgãos como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Banco de Alimentos, vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

O leite coletado será destinado para crianças recém-nascidas prematuras internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal da Maternidade de Campinas. De acordo com dados do Banco do Leite, são atendidas, em média, entre 40 a 46 crianças. Até agosto último, o Banco de Leite contava com 310 doadoras e o total de leite coletado foi de cerca de 510 litros.

Podem doar leite mulheres saudáveis, desde que estejam amamentando. As interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite por meio do telefone 3306-6039. Elas preencherão um cadastro e lhes será solicitado exames de pré-natal, hemograma, sífilis, hepatites B e C, HIV, Doença de Chagas e HTLV I e II (vírus de contágio semelhante ao HIV). Os exames devem ter validade de até 6 meses e podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde. Depois, as possíveis doadoras serão avaliadas pela médica responsável do Banco de Leite.

Coleta em casa

Ao serem consideradas aptas, as doadoras farão a coleta do leite em casa. Uma equipe do Banco de Leite irá à residência da doadora e deixará com ela um kit com frasco esterilizado, touca e máscara. O leite deverá ser armazenado no frasco e congelado. Uma vez por semana, mediante agendamento prévio, a equipe do Banco do Leite irá recolher o leite na casa da doadora. Posteriormente, o leite passará por processo de pasteurização e análise de controle de qualidade.

A coordenadora do Banco de Leite, Cláudia Sampaio, ressalta que o estoque da instituição está baixo. “Estamos precisando de doações. Em agosto o estoque estava com cerca de 40 litros”, destaca. Segundo a coordenadora, o volume considerado ideal para o Banco de Leite poder operar adequadamente é de 250 litros. A Secretaria de Saúde salienta que crianças recém-nascidas devem ser amamentadas até os seis meses. Cláudia Sampaio ainda alerta que a prática do aleitamento cruzado, ou seja, uma mulher amamentar criança de terceiros, não é recomendada pelo Ministério da Saúde, pois há risco de transmissão de doenças da mulher para a criança e vice-versa. O processo de pasteurização elimina este risco. O Banco de Leite funciona no 5º andar da Maternidade de Campinas, localizada na av. Orozimbo Maia, 165, Vila Itapura.