Ônibus-teatro circula por três escolas da rede municipal com o espetáculo “Histórias do Mar”

Espetáculo apoiado pela Prefeitura estreou nesta segunda-feira (12/08), na Emef Boa Esperança, e será visto até quarta-feira (14/08) dentro da programação do mês do folclore

“Nossa! É mágica!”. Risos, gritos de alegria e espanto, palmas e outras manifestações como esta marcaram, nesta segunda-feira (12/08), a estreia em Hortolândia das apresentações do projeto circular. Até a próxima quarta-feira (14/08), o ônibus-teatro do grupo vai levar a alunos de 2º e 3º anos de três escolas da rede municipal as “Histórias do Mar”. Inicialmente, o veículo estacionou na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Boa Esperança, onde fez duas apresentações, encantando as crianças presentes, com o clima de magia e surpresa.

Gratuito, o espetáculo criado pela Berthi Produção e Arte, com recursos do governo estadual, do ProAc (Programa de Ação Cultural) e patrocínio da Arcelor Mittal/Belgo Bekaert Arames, enfoca, em causos e lendas, a cultura, a história e os costumes do universo misterioso e encantador do povo caiçara. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. No mês do folclore, o tema está em cartaz em outras duas escolas da rede: a Emef Jardim Primavera e a Emef Jardim Santiago.

Um ambiente aconchegante foi criado dentro do veículo para valorizar o ato de escutar, observar, sentir e compartilhar, de modo que o espectador pode viver a cena ao lado do ator. O espetáculo é destinado a alunos do 2º e 3º anos, do período da manhã e da tarde. As sessões, de 50 minutos, têm capacidade para reunir entre 45 e 50 alunos, cada.

Formado por seis integrantes – dois atores e equipe de apoio, que dá suporte acionando os recursos cenotécnicos de som e luz --, a trupe conta três histórias da tradição caiçara, inspirada não só no que encontrou em livros, mas também do que viu e ouviu na Ilha do Cardoso, em Cananeia. Histórias misteriosas, baseadas na tradição oral, “o mar e a luz”, “o cavalo marinho ganancioso” e “a lenda do Pirangui” são relatos que exploram elementos de realismo fantástico.

“As crianças não sabem exatamente o que vão encontrar aqui. O convite é para fazer uma excursão. Quando chegam são surpreendidas porque a viagem é pela imaginação”, explica Douglas Zanovelli, dramaturgo e produtor e um dos idealizadores do espetáculo, junto com Talita Berthi.

“O objetivo do projeto circular é descentralizar, dar acesso à cultura, ao espetáculo teatral. Por ser itinerante, temos a possibilidade de levar o teatro a locais mais distantes e carentes, fora do eixo das grandes cidades”, afirma. “É um projeto sociocultural, que chega gratuitamente à população”, acrescenta Zanovelli.

Convidados pelo “motorista do ônibus” a embarcar na excursão, os amigos Ademir Ferreira e Luciano Q. de Sá, ambos de 8 anos, estudantes do 2º ano, aguardavam na fila, sem saber ao certo as aventuras que teriam pela frente. “Eu nunca fui ao teatro”, disse Ademir. “Eu também, não”, revelou Luciano. “Acho que vou encontrar livros lá dentro, que nem no Hortolendo”, disse o segundo menino, referindo-se à festa literária que a Prefeitura promove em maio para incentivar a leitura entre as famílias da cidade. “E eles vão contar histórias”, arriscou, animado.

“São histórias que circulam na imaginação de todos e levarão para os pequenos espectadores um pouco do universo da cultura caiçara, seu modo de viver, suas festas e sua ligação com os mistérios do mar”, explicou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Ela destacou ainda que a atividade está inserida dentro do planejamento escolar para agosto, mês do folclore.

Confira a programação:

“Projeto Circular: Histórias do Mar”

12/08/2013 – Emef Jardim Boa Esperança

13/08/2013 – Emef Jardim Primavera