Artistas de Hortolândia mostram talento na TEIA Paulista 2013

Mostra Cultural começa nesta quinta-feira (8/8) e vai até domingo (11/8), em São Paulo

Artistas dos pontos de cultura de Hortolândia participam da II TEIA Estadual São Paulo 2013 – Cultura Sempre Viva, que será realizada entre quinta-feira (8/8) e domingo (11/08), na capital paulista. O encontro reunirá diversos segmentos culturais do Estado que atuam em espaços que integram o programa Cultura Viva, realizado pelo governo federal. A Prefeitura apóia quatro pontos de cultura na cidade, onde são realizadas oficinas de formação e diversas manifestações culturais.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o grupo Pioneiros do Catira fará apresentação na abertura do encontro, nesta quinta-feira, a partir das 18h30. O grupo se apresentará no palco principal e representará o ponto de cultura Arte por Toda Parte.

O ponto de cultura Caminhos também participará do evento, com a realização do desfile da grife Criolê, dia 10 de agosto, às 16h. A Criolê cria roupas que valorizam os traços étnicos dos brasileiros, com o objetivo de elevar a autoestima da população afrodescendente.

"A Secretaria de Cultura está orgulhosa de participar da TEIA com duas apresentações de grupos culturais de Hortolândia em um evento tão importante para as políticas públicas do Estado”, afirma a diretora municipal de Cultura, Patrícia Banhara.

A diretora observa que Hortolândia também marca presença no III Fórum Paulista dos Pontos de Cultura, atividade que integra a TEIA, representada pelos pontos de cultura Nós na Pauta (Escola de Música), Arte por toda parte e Caixa de Luzes.

“É um espaço importante onde nossos representantes discutirão políticas culturais com outros pontos de cultura de São Paulo”, completa Patrícia.

A TEIA 2013 reunirá artistas de 700 pontos de cultura do Estado conveniados com as redes do MinC (Ministério da Cultura), do Estado e dos municípios. O evento oferece vasta programação com oficinas culturais e arte digital, cortejo de abertura, exposição de artes, feira de economia solidária e o III Fórum Paulista dos Pontos de Cultura.

Segundo os organizados, são esperados mais de 1.000 mil artistas de diferentes linguagens – circo, música, teatro, dança, cultura popular, cultura indígena, hip-hop, intervenção urbana, sarau e moda -, vindos de todo o canto do Estado.

O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre representantes e integrantes dos pontos de cultura, além de fortalecer as políticas públicas culturais com ações integradas entre prefeituras, Estado e União.

O QUE?

II TEIA Estadual São Paulo 2013 – Cultura Sempre Viva

QUANDO?

De 08 a 11 de agosto

ONDE?

Praça das Artes, Avenida São João, 281, na Sé, São Paulo.

www.teiapaulista.net.br