Hortolândia recebe concerto da Orquestra Sinfônica de Campinas

Evento será nesta quinta-feira (04), na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário; 82 músicos apresentarão as músicas de Mozart, Rossini, Franz von Suppé e Brahms

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentará em Hortolândia, nesta quinta-feira (04/07), às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, localizada na Praça São Francisco de Assis, Vila Real. O concerto faz parte da primeira turnê que os músicos realizam nas cidades da Região Metropolitana de Campinas.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Os concertos terão Helder Trefzger como regente convidado, o barítono Saulo Javán, como solista e mais 82 músicos.

A abertura do evento conta a obra-prima “O Guarani” do compositor, Antônio Carlos Gomes. Em seguida, trechos da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini. A terceira parte dos concertos terá duas peças de Mozart: “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni”. Na sequência, de Brahms, sua famosa “Dança Húngara”. Para o final, “A Cavalaria Ligeira”, de Franz von Suppé.

Sobre as obras-primas

O Barbeiro de Sevilha, de Rossini teve sua estreia em 1816. É uma ópera bufa em dois atos que trata das aventuras do Barbeiro Fígaro, para ajudar a jovem Rosina a se casar com o Conde Almaviva.

De Mozart, Don Giovanni e as Bodas de Fígaro também são ícones da cultura, não só de ambientes sofisticados, mas também dos populares, desde sua estreia em 1786. É uma ópera bufa em quatro atos, que satirizava certos costumes da nobreza. É uma das obras mais executadas até hoje e usada em filmes da arte, desenhos animados e até publicidade. Don Giovanni, ópera em dois atos de 1787, conta a estória de Don Giovanni que conquistava o amor das jovens e depois as abandonava.

As Danças Húngaras de Brahms formam um acervo que totalizam 21 Danças neste estilo, que se afirma “cigano”. Não foi o único compositor na época que se encantou pelo ritmo e, em 1869, com 36 anos de idade, mostra ao mundo suas primeiras dezenas de composições do gênero.

A Cavalaria Ligeira de Franz von Suppé, é uma homenagem aos feitos da cavalaria austríaca que combateu os soldados de Napoleão. É famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.

Aberturas e Árias de Óperas

Rossini - Ab. La Gazza Ladra

Rossini - Barbeiro de Sevilha - Aria "La Calunnia"

Rossini - Barbeiro de Sevilha - Cavatina de Fígaro - A un dottor della mia sorte