Programa da Prefeitura voltado à saúde do estudante oferecerá orientação nutricional

Cerimônia de lançamento do PESE (Programa Educação e Saúde do Escolar) foi nesta quinta-feira (10/09), às 15h, no Remanso Campineiro; programa piloto acompanhará cerca de 500 alunos de escola no Jd. Adelaide

A Prefeitura de Hortolândia acompanhará ainda mais de perto a saúde dos estudantes da rede municipal. Além de ajudá-los a cuidar da saúde bucal e prevenir problemas de visão, a partir de agora a Administração oferecerá aos matriculados no Ensino Fundamental ações de prevenção e combate à obesidade infantil. Este é um dos objetivos do PESE (Programa Educação e Saúde do Escolar), lançado na tarde desta quinta-feira (10/09). O programa de promoção da saúde, prevenção à obesidade infantil, diagnóstico oftalmológico e de saúde bucal envolve quatro secretarias municipais: Educação, Saúde, Inclusão e Desenvolvimento Social e Esporte e Recreação.

Cerca de 80 pessoas participaram da cerimônia de lançamento, realizada no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, representou o prefeito Antonio Meira, que cumpre agenda na capital paulista.

Voltado a cerca de 12 mil estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal, o PESE engloba dois projetos já desenvolvidos, o “Visão” e o “Saúde Bucal”, e uma novidade: o “Prevenção à Obesidade Infantil”. Inicialmente, o programa piloto será desenvolvido junto a 479 alunos, de 1º a 5º anos, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jd. Adelaide. A ideia é que, gradativamente, estudantes de outras unidades recebam o mesmo acompanhamento. Nesta unidade, 21% dos 468 alunos pesados passarão a ser monitorados e cuidados. Após avaliação antropométrica, os educadores físicos da escola verificaram que 100 alunos apresentaram IMC (Índice de Massa Corporal) compatível com o de obesidade. Na rede municipal, o estudo aponta um índice médio de 18% de estudantes do Ensino Fundamental nesta faixa.

Segundo dois dos coordenadores do programa, a dentista Juliana Rocco e o coordenador de educação física, Valdemar Moraes Neto, o objetivo do PESE é atender o aluno e orientá-lo, buscando ações preventivas à obesidade infantil, problemas de visão, higiene e saúde bucal. Também procura integrá-lo e oferecer serviços públicos de qualidade, com intervenções precoces, proporcionando qualidade de vida aos estudantes da rede municipal.

Para a secretária de Saúde, Rosana Nascimento, o PESE vem aprimorar e ampliar ações já vem em realização pela Prefeitura, por meio de parceira entre as secretarias de Educação e Saúde. “Este programa fala de qualidade de vida e, para isto, não se consegue trabalhar sozinho. Agora, estes projetos estarão mais organizados, envolvendo quatro secretarias. Qualidade de vida é cuidar um do outro”, afirma Rosana.

“É um programa inovador, que articula quatro secretarias municipais, integrando também as famílias das crianças. Acreditamos que vai frutificar, porque prevenção é o início de uma vida saudável. É na infância que devemos aprender a comer melhor para manter a saúde em dia na vida adulta. Nossa preocupação maior é porque uma criança obesa poderá ser um adulto obeso, que venha a desenvolver problemas no coração ou diabetes e hipertensão. Por isso, nós, que já cuidamos de nossos alunos por meio dos projetos Visão e de Higiene e Saúde Bucal, passamos a cuidar da prevenção à obesidade infantil”, destaca Cleudice.