Servidores são capacitados para atuar junto a empreendedores da Economia Solidária

Curso promovido pela Prefeitura e realizado pelo Senac Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) começou nesta terça-feira (04/08)

Cerca de 20 servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social participaram, nesta terça-feira (04/08), das aulas iniciais do curso “Agente de Desenvolvimento Local”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. A formação acontece às terças e quintas -feiras, das 8h às 12h, no CQP (Centro de Qualificação Profissional I), no Jardim Santa Clara do Lago II. Com carga horária de 160 horas, o curso é ministrado por profissionais do Senac Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O objetivo é capacitar os servidores a fim de que identifiquem munícipes com potencial para atuar no campo da Economia Solidária.  Os recursos para a formação são provenientes de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho.

Entre os conteúdos estudados estão: redes sociais e desenvolvimento local; participação popular e democracia participativa; políticas públicas; elaboração de projetos; metodologia de desenvolvimento local; relações e diferenças entre trabalho e emprego; o mundo do trabalho e suas principais transformações; modalidades de carreira e de vínculos trabalhistas - aspectos legais para os mercados formal e informal; postura ética nas relações de trabalho; desenvolvimento pessoal e profissional.

“O objetivo é  fomentar o empreendedorismo da Economia Solidária, com foco social, capacitando estes servidores, sobretudo os de carreira, para que identifiquem possíveis empreendedores. Queremos buscar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, trabalhar essa questão social, para ir além do empreendedorismo”, destaca a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Paula Nista.

Em setembro, a Prefeitura promoverá outros cursos, também em parceria com o Senac Campinas, desta vez voltados a microempreendedores da Economia Solidária. Interessados devem passar por análise no Centro Público de Economia Solidária, órgão da Secretaria, a fim de verificar se cumprem os critérios necessários para aderir ao programa. É necessário levar documentos pessoais e comprovante de residência. O Centro Público de Economia Solidária fica na Rua Alda Lourenço Francisco, 231, no Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.