X Conferência de Assistência Social reúne cerca de 300 pessoas

Evento promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal aconteceu nesta terça-feira (14/07), na Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro

Cerca de 300 pessoas participaram, nesta terça-feira (14/07), da X Conferência Municipal de Assistência Social de Hortolândia. O prefeito Antonio Meira prestigiou o evento, que teve como tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez, rumo a 2016”.

Os debates aconteceram na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

A Conferência foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e pelo CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia). Entre junho e julho deste ano, foram realizadas quatro reuniões preparatórias para o evento, uma para cada região da cidade, a fim de levantar temas e propostas para a Conferência.

“Nosso Governo trabalha para construir uma cidade melhor, por meio de obras e infraestrutura, mas não deixamos de ficar atentos às questões de inclusão social. Trabalhamos com saúde, educação, habitação e esporte, pois tudo ajuda na formação da cidade e inclusão das pessoas. Lutamos para oferecer mais qualidade de vida e qualificação profissional para a juventude, os adultos e idosos. Nesta Conferência, são criadas pautas, contendo opiniões, sugestões e críticas, para que possamos melhorar nossa cidade”, afirmou o prefeito.

“Este momento é de extrema importância para a cidade, pois vamos discutir, ouvir e planejar as ações. A Administração trabalha com este objetivo, de ouvir os anseios da população e fazer valer os direitos, com responsabilidade. Este é o momento para planejarmos o nosso futuro, para daqui a dez anos”, afirmou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Paula Nista.

De acordo com a presidente do CMASH e Diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, o debate sobre assistência social deve ser com o olhar da garantia de direitos. “É importante a participação popular nos debates e nas conferências que são realizados. A cidade vive um crescimento no setor de inclusão social e é extremamente importante o envolvimento das pessoas para juntos discutirmos as políticas públicas para o setor para daqui a dez anos, até 2026”, destacou.

“Nós, sociedade civil organizada, devemos sempre participar e apontar metas e objetivos para os projetos que serão desenvolvidos. Este é o nosso papel enquanto cidadãos. Nós fazemos acontecer, junto com o poder público”, afirmou a representante dos usuários, Maria das Dores.

SUAS

De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal”. Implantado em Hortolândia em 2005, integra órgãos públicos, como CRAS, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Observatório Permanente de Cidadania e CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), e entidades de caráter social, como Vinde a Mim, Núcleo Bethânia da Paz e grupo Arja.