Prefeitura realiza X Conferência de Assistência Social

Evento acontece no dia 14 deste mês na Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro

A população de Hortolândia está convidada a participar da X Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece na próxima terça-feira (14/07), das 8h às 17h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na Rua Maria Lourdes Cangleriane Cancian, 92, no Remanso Campineiro. O tema do evento, neste ano, é “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez, rumo a 2016”.

A Conferência é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e pelo CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia). A expectativa é reunir aproximadamente 200 pessoas. Interessados em participar e apresentar sugestões devem fazer credenciamento no local, no próprio dia do evento, a partir das 8h.

Entre junho e julho deste ano, foram realizadas quatro reuniões preparatórias para o evento, uma para cada região da cidade, a fim de levantar temas e propostas para a Conferência.

De acordo com a presidente do CMASH e Diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, o objetivo é fomentar o debate, convidando a população a participar e avaliar o SUAS no município. Durante a Conferência Municipal, além das discussões, serão escolhidos os representantes de Hortolândia na Conferência Regional. O número de representantes ainda não foi definido, mas os indicados sairão do poder público e da sociedade civil (usuários do serviços, entidades de Assistência Social e representantes de profissionais do SUAS). Após os eventos municipal e regional, haverá ainda, até o final do ano, mais duas conferências, uma estadual e outra nacional.

Para Alessandra, o debate sobre assistência social deve ser com o olhar da garantia de direitos. “Historicamente, toda política pública nasce dos anseios de movimentos populares. A participação popular é fundamental para a constituição de políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos”, afirma.

SUAS

De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal”. Implantado em Hortolândia em 2005, integra órgãos públicos, como CRAS, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Observatório Permanente de Cidadania e CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), e entidades de caráter social, como Vinde a Mim, Núcleo Bethânia da Paz e grupo Arja.

SERVIÇO:

X Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 14/07/15, terça-feira

Hora: 8h às 17h

Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, Rua Maria Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Remanso Campineiro