Mais de 100 alunos da Educação de Jovens e Adultos concluem 8ª série

Cerimônia de formatura foi na Emef Caio Fernando Pereira, nesta terça-feira (30/06)

Cerca de 120 estudantes que cursam a 8ª série na Eja (Educação de Jovens e Adultos), em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, formam-se nesta semana. A solenidade de abertura foi nesta terça-feira (30/06), às 19h30, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. A cerimônia contou com a presença dos familiares, profissionais da educação e autoridades municipais, dentre elas a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Ao todo, a rede municipal conta com quatro escolas que oferecem a modalidade. Nas Emefs Nicolas Thiago Lofrani dos Santos (antiga Emef Jd. Sumarezinho), Jd. Boa Esperança e Marleciene Priscila Presta Bonfim, que também possuem a EJA para a 8ª série, os alunos optaram por outras atividades para comemorar a formatura.

Durante a cerimônia, a secretária Cleudice Meira enfatizou o compromisso da educação municipal em oferecer um ensino público de qualidade. “É um direito do aluno ter uma escola de qualidade. O conhecimento adquirido durante as aulas e as experiências trocadas entre estudante e professor vão impulsionar cada educando na busca de novos objetivos, sempre apontando para um futuro de esforços e conquistas. Parabéns por acreditarem que este dia chegaria”, concluiu.

Para o aluno Silvano Aparecido da Silva, 36 anos, pai de dois filhos, a conclusão do Ensino Fundamental é o começo de uma nova etapa da vida educacional. “É uma conquista realizada com muito esforço, porque tive que dar conta de estudar, trabalhar e cuidar da família. Isso foi possível com apoio da Prefeitura em fornecer o transporte até a escola, dos professores e a dedicação da direção da escola. Minha pretensão é dar continuidade no Ensino Médio. Vou continuar lutando!”, comentou o aluno morador do Parque Orestes Ôngaro.

Já a aluna Lucicleide Veiga, 31 anos, destacou que a formatura era um sonho realizado. “Tive muitas dificuldades para voltar a estudar e conciliar os estudos com a tarefa de cuidar de uma família. Meu sonho está começando, pois quero chegar a cursar uma faculdade”, ressaltou.

EJA

A Eja é uma modalidade de ensino que oferece oportunidade aos educandos continuarem seus estudos. É direcionada às pessoas a partir de 16 anos. Os alunos concluem a Eja no período de 4 anos – grau de escolaridade equivalente ao 1º ciclo do Ensino Fundamental, de 1ª à 4ª série, e 2º ciclo, de 5ª a 8ª série. Atualmente, a Eja atende cerca de 600 alunos.

O objetivo da Eja é garantir formação educacional a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino básico, além de ampliar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.

Confira abaixo as escolas da rede municipal onde a Eja é oferecida:

Emef Caio Fernado Gomes Pereira

Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd Nossa Senhora Auxiliadora;