Prefeitura transformará lagoa do Jd. Amanda em parque ambiental

Anúncio foi feito, nesta sexta-feira (24/04), pelo prefeito Antonio Meira durante cerimônia de entrega de kits de uniformes escolares na Emei Jd. Amanda I

Hortolândia ganhará mais uma área pública para lazer, convivência e prática esportiva. É o Parque Socioambiental Lagoa do Jd. Amanda, em implantação pela Prefeitura na área onde ficam as lagoas. Esta e outras ações no bairro foram apresentadas pelo prefeito Antonio Meira, nesta sexta-feira (24/04), a cerca de 40 pais e responsáveis presentes à quinta cerimônia de entrega oficial de kits de unifomes escolares. O evento aconteceu na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Amanda I, o Caiquinho.

A revitalização da área das lagoas do Jd. Amanda vai além da limpeza dos mananciais e do entorno para melhorar a qualidade da água. No local, a Prefeitura já construiu pista de caminhada com mais de  4.632 m², duas quadras poliesportivas, campo de areia, academias ao ar livre (uma delas para PCD -Pessoa com Deficiência), estacionamento com 60 vagas e equipamentos esportivos (como o Centro de Lutas) e culturais (como a Escola de Artes e o Teatro Municipal). Também implanta 43 postes de iluminação pública, com lâmpadas em led e paisagismo com gramado e mudas de palmeiras.

O novo parque compõe o projeto de interligar todo o município por meio de um Corredor Ecológico. Atualmente, três áreas públicas de convivência, que integram o Corredor, já são utilizadas pela população: o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; o Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago; e o Parque Linear Renato Dobelin, na Região Central, às margens do Ribeirão Jacuba.

Ações na Educação

Além da revitalização das lagoas, Meira falou sobre ações na educação, como a entrega dos kits de material escolar, de higiene bucal e dos uniformes escolares, bem como sobre a reforma do Caiquinho, que passa por ampliação do número de salas para aumentar a oferta de vagas em creche e pré-escola. Após a obra, a unidade ofertará mais 100 vagas, distribuídas entre Berçário e Jardim.

Atualmente, a escola atende 316 crianças de zero a cinco anos. No atual governo, cinco escolas municipais já receberam as benfeitorias, gerando até agora 145 novas vagas para crianças de até seis anos de idade. Outras 100 vagas foram criadas deste modo no Ensino Fundamental. A Administração também constrói novas creches, como a Emei Jd. Terras de Santo Antonio, inaugurada em fevereiro.

“Em Hortolândia, investimos forte na educação: instalamos novos parques infantis em todas as escolas, entregamos kits de material escolar, de higiene bucal e, agora, de uniformes, com trajes de inverno e verão; fazemos reformas em 35 unidades escolares e construímos novas. Uma delas será aqui no Jd. Amanda. Cuidamos da educação de nossas crianças. Elas são o futuro de nosso País e de nossa cidade. Quem cuida ama. A entrega destes kits é uma declaração de amor às nossas crianças”, afirmou o prefeito Antonio Meira.

“Na região de Campinas, Hortolândia é referência em educação de qualidade. Sabem que nossa cidade cresce, se desenvolve e oferece educação municipal de ponta. Este é o tesouro que podemos deixar para nossos filhos: a educação”, salientou a secretária da pasta, Cleudice Baldo Meira.

Os kits de uniforme, com trajes de verão e inverno, estão sendo distribuídos nas 56 escolas municipais desde o último dia 17. A medida beneficia 23 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Pelo segundo ano consecutivo, as peças foram confeccionadas pelas aprendizes da Oficina de Corte e Costura da Prefeitura, projeto social realizado em parceria com o Senai-Sumaré (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Além de capacitar e viabilizar oportunidade de recolocação profissional às participantes, a ação gera economia de R$ 6 milhões aos cofres públicos.

Após as cinco solenidades iniciais, com a presença do prefeito, caberá aos secretários e diretores municipais visitar as demais escolas da rede para entregar os trajes e explicar à comunidade escolar como foram produzidos (veja cronograma abaixo).

Pais se surpreendem com o modo de confecção dos uniformes

A recepcionista Aline Bianca Ferreira dos Santos, de 21 anos, se surpreendeu com a explicação da secretária de Educação sobre a produção dos uniformes, por meio de projeto social. “Muito interessante! Gosto do uniforme. É prático, ajuda a identificar quem é e quem não é da escola”, justifica a mãe de José Vicente dos Santos, de 1 ano, aluno do Berçário no Caiquinho.

A dona de casa Camila Rodrigues P. Raphael, de 26 anos, também foi pega de surpresa com a notícia. Mãe de duas estudante da rede, ela aprova o uso dos uniforme. “É mais prático. A criança não precisa usar tantas roupas diariamente, nem preciso comprar roupa nova com tanta frequência. Também ajuda a idenfificar o aluno da rede e trazer mais segurança”, afirma a mãe de Victória R. P. Raphael, de 3 anos, estudante do Maternal. A filha mais velha, Maria Luiza R. P. Raphael, de 6 anos, aluna do 1º ano, também gosta. “É legal. O uniforme não é quente e ajuda a fazer as atividades da escola. Gosto de usar os bolsos”, diz a menina.

Confira o cronograma de cerimônias de entrega de uniforme escolar/2015:

23/04/2015 – TARDE - REGIÃO DO JD. ROSOLEN

JD. NOSSA SENHORA AUXILIADORA

EMEI JOÃO CARLOS DO AMARAL

JD. NOSSA SENHORA AUXILIADORA

EMEIEF VILA REAL” SEBASTIANA DAS DORES”

VILA REAL

EMEIEF PQ ORESTES ONGARO