JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 579

Unidades Básicas e de Saúde da Família atendem casos suspeitos de Dengue

Munícipes que apresentam sintomas da doença podem procurar atendimento na unidade mais próxima de sua residência; servidores da saúde receberam orientação especial para realizar cuidados iniciais

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, amplia o atendimento médico de casos suspeitos de Dengue. Munícipes com sintomas da doença, como febre, dor nas juntas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dor muscular, dentre outras, podem procurar qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família), além das unidades de pronto-atendimento. Atualmente, há 18 unidades de promoção à saúde na rede municipal de Hortolândia.

As UBSs e os USFs funcionam das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Profissionais da Saúde que atendem nestes locais receberam orientação específica para realizar o atendimento aos casos suspeitos de Dengue.

O objetivo da medida é reduzir o tempo de espera no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas e nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) do Jd. Amanda, Jd. Rosolen e Jd. Nova Hortolândia. Segundo a secretária de Saúde, Paula Nista, comparado ao mesmo período de 2014, houve, neste primeiro bimestre, um aumento de 40 % na procura por atendimento, relativo a casos suspeitos de Dengue, na rede municipal de saúde. ”Nem todos os casos suspeitos são confirmados. Diariamente, além do combate realizado em todas as regiões por meio da Vigilância Epidemiológica, reafirmamos aos profissionais de saúde que não devemos descartar nenhum caso. Pedimos encarecidamente aos munícipes que colaborem com a Administração e sejam também  agentes de combate à Dengue”, destacou a secretária.

Uma das ações de combate acontece todos os finais de semana. A Secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos, realiza arrastões e operação Cata-Bagulho nos bairros que registram o maior número de casos positivos. É importante que a população colabore, mantendo quintais e terrenos livres de objetos que possam acumular água. Combater a Dengue é dever de todos.

Sintomas e cuidados

Além dos sintomas clássicos, a doença apresenta sinais de alerta como: vômitos intensos, sangramentos, manchas escuras na pele, fezes escuras, dor na barriga, pele fria e pálida, tontura e agitação. Os sintomas mais graves podem surgir após o terceiro dia da doença e sugerem a forma grave da Dengue. Neste caso, a procura por uma unidade de saúde deve ser imediata. Remédios a base de ácido acetilsalicílico não devem ser usados, uma vez que podem ocasionar hemorragia.