Lagoa do Jardim São Bento receberá obras de revitalização

Desassoreamento acontecerá após conclusão das obras na Lagoa do Jardim Amanda

A Lagoa do Jardim São Bento receberá obras de revitalização e desassoreamento. A ação será realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e tem como objetivo contribuir com a preservação e o embelezamento do manancial, bem como recuperar a profundidade da lagoa, aumentando a capacidade de armazenamento de água. As obras terão início após a conclusão do desassoreamento da Lagoa do Jardim Amanda.

Segundo informações técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, estudos estão sendo realizados para elaboração do projeto na área, em parceria com a Secretaria de Obras. Por meio do projeto, será avaliada a capacidade de armazenamento de água no manancial, os detritos existentes e o local de transbordo. A previsão de conclusão da revitalização da Lagoa do Jardim São Bento é até o final deste ano.

A ação, autorizada pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), acontecerá também em outros pontos da cidade, a serem definidos posteriormente.

Para o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes, o desassoreamento resgata o potencial aquífero das lagoas do Jardim Amanda e Jardim São Bento, que, por serem urbanas, recebem muitas impurezas. “Isso permitirá que o corpo d’água tenha mais oxigênio, beneficiando a biodiversidade”, destaca.