Concerto Oficial de Inverno apresenta ‘Da Campana Pra Fora’

Apresentação faz parte do projeto Concertos Oficiais, dividido nas estações do ano

O Concerto Oficial de Inverno apresentará nesta quarta-feira (14/09), a partir das 19h30, na sala Maestro Eleazar de Carvalho o Grupo ‘Da Campana Pra Fora’. A apresentação gratuita faz parte do projeto Concertos Oficiais, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio do Centro de Educação Municipal. O centro fica na Rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida, região do Rosolen. Além da difusão cultural, o objetivo da apresentação é a formação do público para a música de concerto.

Com 18 integrantes, o grupo ‘Da Campana Pra Fora’ é formado por instrumentos da família dos metais. O som também é acompanhado da bateria que realça o ritmo de obras populares, que fazem parte do repertório. ”Da Campana Pra Fora é um grupo com uma sonoridade brilhante. Os instrumentos trabalham em regiões difersificadas que garantem uma grande riqueza harmônica da tessitura  nas obras”, afirma o regente e coordenador geral do Centro de Educação Musical, Márcio Beltrami.

O Centro de Educação Musical, além de atuar como escola de música para mais de 300 pessoas, abriga o Ponto de Cultura Nós na Pauta, com o desenvolvimento de diversas categorias culturais.

Além de servir como instrumento de educação, a escola tem o objetivo de estimular os alunos profissionalmente. Muitos que iniciaram na escola, desenvolvem atividade remunerada ligada à música.

O espaço conta com oito salas e instrumentos de sopro e percussão para atender a demanda de 310 alunos. No local são oferecidas aulas de clarineta, flauta, saxofone, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão/bateria, para adolescentes de 11 a 16 anos. Também oferece iniciação musical para crianças de 8 a 10 anos.

Muito dos alunos que iniciaram a carreira musical no projeto seguem carreira acadêmica, cumprindo especialização na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e no Conservatório de Tatuí, um dos mais respeitados do País.