JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 579

Agora, Hortolândia tem estação pluviométrica

Equipamento é capaz de medir a precipitação em forma de chuva, garoa, orvalho, neve ou granizo  e volume de chuva no município

A Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, passa contar com um novo equipamento que é capaz de medir a precipitação em forma de chuva, garoa, orvalho, neve ou granizo e medição do volume de chuva no município. A estação pluviométrica digital está instalada na Escola Estadual Yasuo Sasaki, no Jardim Santa Esmeralda. O equipamento foi adquirido por meio de um convênio com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

A estação, conhecida também como meteorológica, é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico. Encontram-se equipadas com instrumentos e/ou sensores eletrônicos de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. A consulta dos dados coletados pelos equipamentos são disponibilizadas em tempo real por meio do site www.cemaden.gov.br .

A Administração aguardava a instalação há dois anos. Antes, os agentes da Defesa Civil, criaram um pluviômetro analógico, feito com uma garrafa pet, e funcionava como medidor do volume de chuva. A instalação do local do equipamento foi definido pelo Cemaden, devido a localização aberta e sinal de satélite.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Iluide Carboneiro, o equipamento é fundamental para o município. “Há muito tempo aguardávamos este sistema para a realização de ações da Defesa Civil. Além disso, podemos manter os dados atualizados e fazer o controle semanal, mensal e por estação do ano. Outro benefício é que os dados ficam armazenados e podem servir para os munícipes, no caso quando um morador precisa acionar o seguro residencial, por conta de problemas com a chuva, a medição do volume de chuva está salva e serve como comprovante”, comentou Iluide.