Prefeitura procura de local no Jd. Amanda para instalar CQP-IV

Anúncio aconteceu durante cerimônia de formatura dos alunos do Centro de Qualificação Profissional- I na noite desta quarta-feira (17/12)

Com o objetivo de qualificar mais cidadãos hortolandenses, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, procura um local adequado para instalar a IV unidade do CQP (Centro de Qualificação Profissional), desta vez no Jardim Amanda. O anúncio foi feito pela secretária de Inclusão, Rosana Nascimento da Silva, na noite desta quarta-feira (17/12), durante a formatura dos alunos do CPQ-I localizado no Jardim Santa Clara do Lago.

A previsão da inauguração é para 2015. Os cursos de qualificação são realizados em parceria com o Senac- Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). As demais unidades dos CQP- II e III estão instalados no Jardim Terras de Santo Antonio e Jardim Nova Hortolândia.

Cerca de 600 pessoas, entre elas o prefeito Antonio Meira, a secretária de Inclusão , Rosana Nascimento da Silva; o gerente do Senac São Paulo (unidade Campinas), João Henrique Freitas Alves; e familiares dos alunos prestigiaram o evento, realizado no Auditório Arlete Afonso, no IASP (Instituto Adventista São Paulo).

O prefeito Antonio Meira entregou os certificados aos formandos e comentou as ações promovidas pela Administração. “Atuamos intensamente em melhorias de acesso, saúde, educação, cultura, segurança, com diferentes atividades que ofereçam aos nossos cidadãos melhor qualidade de vida. Porém, ações inclusivas estão dentre as nossas prioridades, para que todas se integrem nos programas gratuitos e aproveitem as oportunidades, de morar em Hortolândia, estudar, trabalhar e desfrutar do lazer que temos nos parques e praças”, destacou Meira.

Rosana Nascimento da Silva, diz que ela também foi aluna do Senac e hoje se orgulha por ser esta instituição parceria da Administração Municipal, que contribui diretamente com o progresso dos cidadãos. ”A formatura é um momento de muita felicidade, tanto para o aluno, quanto para a família.  Além de receber um certificado de conclusão de curso, vocês saem daqui com bagagem para  integrar o mercado de trabalho, pois a capacitação oferecida pelo Senac é  de qualidade. A Administração preocupa-se com a qualificação da população”, disse Rosana.

Rosana completou a fala, citando as ações realizadas pela Administração, os cursos de formação, os programas criados e o bom desenvolvimento realizado na gestão Antonio Meira. “Além das inaugurações das três unidades dos CQPs, criamos um programa direcionado às gestantes, realizamos o 1º Concurso Gastronômico e ampliamos a capacidade de formações oferecidas. Criamos um setor específico para acompanhar as entidades socioassistencias. Todas as atividades deixam de ser meramente assistenciais e passar a ser motivadoras aos munícipes”, finalizou a secretária que desejou aos formandos muito sucesso.

Com depoimento reflexivo, o diretor do Senac-Campinas, João Henrique Freitas Alves, deixou o auditório em silêncio. “A formatura é um momento de celebração, um ritual, um protocolo que todos passam em algum momento da vida. Contudo, é necessário seguir alguns protocolos para alcançar alguns objetivos, assim são os estudos. Todos nós estudamos muito durante a vida toda para atingirmos nossos objetivos. Por isso todas as vezes que cumprimos protocolos, temos a sensação de dever cumprido e vocês, alunos, estão cumprindo uma etapa valiosa que permite ampliar os conhecimentos e seguir novas fronteiras”, disse João.

Emocionada a aluna Magda Rodrigues, de 38 anos, dona de casa, relatou como foi sua trajetória durante a qualificação. “Descobri um talento inusitado e me redescobri também. Antes pensava nas mesmas coisas. Era dona de casa, mãe e não sabia o quanto é bom viver, estudar e fazer amigos. O melhor é poder acompanhar as minhas filhas nas suas formações. Foi um período de muitas descobertas e a certificação é um passo a mais para nosso progresso. Sou grata pela oportunidade de realizar os cursos gratuitos e conquistar um certificado renomado”, comentou Magda.Certificado pelo Senac

Certificados pelo Senac, os cursos são oferecidos semestralmente pelo Departamento de Trabalho de Geração de Renda.  De acordo com a diretora do Departamento de Geração de Renda, Alexandra Santos, os jovens formandos já saem prontos para participar de processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho.