Cantata “O Natal de Todos Nós” homenageia diversidade cultural

Grupo formado por alunos e profissionais da Secretaria de Educação se apresenta em dezembro; comunidade também pode participar do coral

O Natal está chegando e, para comemorar a data, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, prepara uma cantata especial, para encantar toda a comunidade. A VII Cantata tem como tema este ano “O Natal de Todos Nós”. Com duas apresentações gratuitas confirmadas para dezembro, a ação tem como objetivo homenagear diversas culturas, por meio da execução de um repertório musical em diversos idiomas.

Com repertório variado, composto por músicas nacionais e internacionais de temas diversos, a Cantata é atração confirmada para a programação de Natal, que está sendo preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região Central. O evento marca ainda o encerramento das atividades musicais do ano letivo nas escolas da rede municipal.

Entre as canções do repertório estão “O Natal é tempo de amar”; “Dona Nobis Pacem”, de Johann Sebastian Bach; “Padre Nuestro”, de Lucia Mendez; “Benke”, de Milton Nascimento; “I say a little prayer”, de Aretha Franklin e “É tão lindo”, do grupo Balão Mágico.

Apresentações

A primeira apresentação da Cantata será na Igreja Presbiteriana Coreana De Hortolândia, no Jd. Amanda II, dia 04 de dezembro, às 19h30. A próxima apresentação confirmada ocorre no dia 11 de dezembro, às 20h30, Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central. Neste dia, o grupo completa a programação natalina especial feita pela Prefeitura, dedicada à população.

“Nosso objetivo é encantar a população de Hortolândia no mês do Natal com canções infantis, natalinas e clássicas. Ao mesmo tempo, queremos resgatar tradições que trazem benefícios sócio-culturais, destacando as mais diversas etnias e culturas”, afirma Selma Epifania da Silva Santos, maestrina do Coral “Vozes em Sintonia” da Secretaria de Educação e coordenadora pedagógica de música no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire.

Música e fraternidade

Segundo Selma Epifania, a preparação musical de membros da secretaria, que resulta na Cantata, ocorre o ano todo. “Queremos incentivar os profissionais da Educação, alunos e comunidade, por meio do repertório musical, a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a fraternidade na convivência social”, destaca. A atividade, segundo Selma, permite compartilhar o ambiente cultural e festivo oferecido pelo Canto Coral aos alunos da rede municipal de ensino e à população envolvida.

“Destacaremos no enredo musical a importância do amor, da solidariedade para com o próximo, promovendo um momento cultural e fraterno entre escola e comunidade”, explica a maestrina.

De acordo com Selma, a Secretaria de Educação, enquanto mediadora cultural preocupou-se em escolher um repertório que contemplasse mundialmente as diversas culturas existentes. “Trazemos, de forma lúdica, valores que contribuam para a formação mais ampla e mais humana dos profissionais da Educação, alunos da rede municipal de ensino e comunidade”, conclui.

Cantata para todos

Composta por alunos da rede municipal, professores e educadores infantis, o grupo possui, ao todo, 300 integrantes, sendo 200 crianças e 100 adultos. Qualquer pessoa da comunidade pode participar do coral. Os interessados devem procurar o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. O órgão, pertencente à Secretaria de Educação, fica na Rua Euclides Pires de Assis, nº 205, no Remanso Campineiro. Os próximos ensaios para a Cantata acontecem nos dias 10 e 24 deste mês, das 17h30 às 19h30. O último ensaio ocorre no dia 01 de dezembro.