Grito Cultural reúne música, moda e culinária

Grupo de samba Sensação é uma das apresentações especiais do evento

Com o tema “Brasil de diversidades e heranças culturais”, o Grito Cultural 2011 reunirá, neste domingo (15/05), shows, palestras, culinária e exposições, além do concurso Miss Beleza Negra (confira a programação abaixo). Neste ano, o evento traz a apresentação especial do grupo de samba Sensação. Realizado pela ONG Ilê Ase Omo Oya Bagan e Ode Ibo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia, o Grito Cultural é uma manifestação de valorização da cultura afro que marca o mês de aniversário da cidade.

Durante o dia estão reservadas apresentações de dança como o Afoxé, feira de empreendedorismo negro, roda de samba com feijoada e a apresentação do grupo Sensação. Em seguida, o evento segue com salas temáticas de nostalgia e música black, workshop, desfile da grife criolê e o concurso Miss Beleza Negra.

“O evento é um marco na história da cidade que tem como principal meta a divulgação da cultura afro descendente para a comunidade local.  Temos o privilégio de ter o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. É uma forma de valorizar a contribuição da herança africana para a identidade cultural do Brasil e do mundo”, afirma Eleonora Aparecida Alves,  organizadora do evento.

Segundo o secretário de Cultura, Tino Sampaio, o Grito Cultural representa o apoio da Prefeitura de Hortolândia aos eventos de iniciativa popular. “Apoiamos esse evento há cinco anos. É uma forma de contribuir com a valorização da identidade cultural”, afirma o secretário

Domingo (15/05)

10h Abertura oficial do Evento com o Afoxé
Bloco Oya Obirim Odé
Feira de empreendedorismo negro

11h Roda de samba com grupos da cidade e região (Grupo J.C e os bambas)
Feijoada

15h Show Especial com o Grupo Sensação

16h Salas temáticas de Musica negra com Nostalgia e Balada Black
Apresentação de vídeos sobre a cultura negra.

17h Workshop Dando um Nó no Preconceito
Oficina de amarração

18h Desfile da Grife Criolê.

18h40 Abertura do Concurso de miss beleza negra com a apresentação do grupo de dança afro Oju Oba

19h Concurso de Miss Beleza Negra

21h Entrega do Troféu aos Mestres do Saberes