Prefeitura realiza ocupação simbólica do espaço onde será instalado o Centro de Memória

Após o ato de ocupação, Prefeitura realizará a limpeza do espaço

O Centro de Memória de Hortolândia receberá, nesta sexta-feira (29/04), a primeira ocupação simbólica. O Centro será implantado no espaço da antiga Estação Ferroviária, na Vila Real. Após a ocupação, a Prefeitura realizará a limpeza do local. A proposta é deixar o espaço pronto para a restauração. A ação será comandada pelo prefeito Angelo Perugini e o secretário de Cultura, Tino Sampaio.

O Centro permitirá à população acesso à história da cidade de forma interativa. A proposta é proporcionar acesso a documentos, fotos e objetos antigos por meio de equipamentos modernos com exibição simultânea de vídeos que narram a história da cidade.

No início deste ano, a Administração assinou o convênio com o Governo Federal para a liberação de R$450 mil para a implantação do Centro. A Prefeitura já busca recursos para a compra dos equipamentos digitais e prateleiras para armazenar os documentos. O lugar terá um museólogo que recepcionará os visitantes e contará a história da cidade utilizando dos materiais. O espaço terá dois ambientes, um com os documentos digitalizados e o outro com os impressos que precisarão de permissão e acompanhamento de um monitor para serem vistos.

O projeto arquitetônico prevê, dentre outras intervenções, a recuperação da fachada da Estação e restauração das áreas internas, com a garantia da permanência das características históricas do prédio.

Segundo o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a proposta é que o museu utilize das novas tecnologias para resgatar e aproximar a população da história da cidade. “Nosso projeto contempla um museu moderno com um ambiente que combina com a história da nossa cidade”, afirma.

Por enquanto, o Centro de Memória está instalado provisoriamente no Ponto de Cultura Caixa de Luzes, no Jardim Everest. A Prefeitura recebe doação de materiais históricos, a exemplo de fotos e objetos antigos.