Projovem Urbano realiza 1ª Noite Cultural, nesta quinta-feira

Apresentações de contos, poesias, música e teatro revelam talentos de estudantes

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 06/04/11 16:58

Estudantes revelam seus talentos durante a 1ª Noite Cultural do Projovem Urbano (Programa de Inclusão de Jovens) que ocorre, nesta quinta-feira (7/04), a partir das 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Amanda 1, localizada na rua Graciliano Ramos, 698, Jardim Amanda. O evento é uma realização da Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Grupo Arja (Aliança Revolucionária Jovens em Ação), entidade sem fins lucrativos gestora do projeto.

A 1ª Noite Cultural terá apresentações de contos, poesias, músicas regionais e teatro produzidas por alunos e professores do Projovem Urbano das Emef´s Jardim Amanda 1, Renato Costa Lima, Remanso Campineiro e São Sebastião. Alunos do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Emef Jardim Amanda 1, também participarão da atividade.

Realizado pela Prefeitura em parceria com o Grupo Arja e o governo federal, o Projovem Urbano atende jovens e adultos, de 18 a 29 anos de idade que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. Durante os 18 meses de curso, os estudantes também recebem educação profissionalizante nas diversas oficinas realizadas pelo programa.

Participação cidadã

O objetivo da Noite Cultural é incentivar a participação cidadã por meio do enriquecimento cultural dos alunos. Outro objetivo é integrar alunos e professores das diferentes turmas do projeto.

Em seu segundo ano de existência no município, o Projovem Urbano atende 480 alunos. As aulas ocorrem em diversas escolas municipais. Os estudantes que apresentam 75% de freqüência nas aulas recebem do governo federal uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100,00.