Professores participam de formação continuada sobre sentimentos

Participam da ação 300 profissionais que fazem visita domiciliar aos alunos da rede

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza um ciclo de formação continuada sobre a questão da ética e os sentimentos. A atividade, que vai até novembro, faz parte do Projeto Ética e Cidadania na Escola. A iniciativa envolve cerca de 300 professores da rede municipal de Hortolândia, integrantes do Pife (Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender), que visitam as casas dos alunos.

Ao todo serão seis turmas, que participarão de 24 encontros. O objetivo é que o professores estejam preparados para, durante as visitas, conversar com as famílias sobre sentimentos, como a tristeza  e a dor.  Para subsidiar este trabalho, cada aluno do programa receberá o livro “Pata de Elefante”, que trata sobre este tema de maneira lúdica. As crianças poderão ler o material com a sua família e os seus amigos. O livro será entregue pelo professor durante a visita.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a participação dos professores e da família é fundamental nesse processo de construção de valores e para uma melhor convivência humana. “Não podemos falar do ser humano sem falar de seus sentimentos. Precisamos criar um espaço para reconhecermos a importância deste diálogo. Se pudermos falar sobre eles (sentimentos), teremos uma grande chance de dar-lhes um sentido. Então, vamos ajudar nossas crianças a olhar sem medo ou culpa para o que sentem”, ressaltou.

PIFE

O objetivo do Pife é intensificar o processo de aprendizagem, mesmo fora da escola. Durante as visitas, realizadas fora do horário de aula, os professores orientam os pais sobre aspectos que influenciam o desenvolvimento da criança, além de incentivar a leitura para os pequenos e conhecer melhor a vida do aluno e seus familiares.

Os dados coletados durante as visitas sobre a vida do aluno, no aspecto escolar e sua composição familiar, dão origem ao banco de dados do Pife, software desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Software e Geoprocessamento, em parceria com a Secretaria de Educação. Os dados orientam a criação de políticas públicas de educação para cada perfil econômico e social existente nas regiões da cidade.

Neste ano, foram realizadas mais de 2.400 visitas. Em 2013, foram quase seis mil famílias contempladas com a presença dos professores em suas casas.