Profissionais de saúde iniciam ciclo de capacitação pelo SAMU-Hortolândia

Mais de 70 técnicos em enfermagem e enfermeiros das unidades de saúde participaram do primeiro módulo da formação

Mais de 70 profissionais da rede municipal de saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros do SAMU (Serviço Atendimento Móvel de Urgência), das UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e do Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas participaram do primeiro módulo da formação em PCR (Parada Cardiorrespiratória). A capacitação promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde- Atenção à Urgência e Emergência, aconteceu na noite desta quarta-feira (20/08), no anfiteatro do Hospital Estadual Sumaré.

O próximo módulo está agendado para outubro. Cada encontro terá duração de duas horas e os participantes receberão certificados. O principal objetivo da formação é apresentar as novas normas de atendimento a pacientes com PCR e ressaltar os benefícios dos primeiros socorros. A capacitação foi apresentada pelo palestrante Carlos Antunes, supervisor da Urgência Referenciada à Adulto, do Hospital Estadual Sumaré.

A enfermeira técnica da UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento), Jardim Rosolen, Fabiana Sá Teles dos Santos, de 36 anos, comentou a capacitação  e destacou a importância de proporcionar a integração da equipe e atualização das atividades rotineiras de atendimentos. “É muito importante a atualização da nossa classe profissional, pois as técnicas apresentadas nesta primeira etapa nos proporcionaram o poder de identificação da situação, o que nos garante segurança e precisão nos atendimentos. É fundamental a padronização nos atendimentos de todas as unidades”, disse Fabiana.

A interação dos profissionais foi o que nos chamou atenção e nos deixou motivados. Na próxima etapa, a interação os profissionais vai fomentar a curiosidade, haverá um boneco interativo que responde aos procedimentos realizados, desta forma ele acusará se o procedimento está sendo realizado de forma correta. O nosso objetivo é garantir e a unificação do atendimento, garantido corretamente a tomada de decisão e obter sucesso nos diferentes casos de pacientes”,comentou o coordenador do SAMU-Hortolândia, Rodrigo Giacomelli.