Projeto Visão amplia atendimento para alunos da Eja

Testes e retestes de acuidade visual já estão sendo feitos nas escolas que oferecem esta modalidade escolar

Com objetivo de identificar problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto, a Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Educação e Saúde – Atenção Básica e Especializada, amplia o “Projeto Visão”.  A medida visa beneficiar os alunos da rede municipal matriculados na Eja (Educação de Jovens e Adultos).

Iniciada em 2013, a ação permitiu que todos os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal, cerca de 11 mil pessoas, passassem por triagem para identificar, logo no início, problemas relacionados à visão. O diagnóstico precoce possibilita também o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional do aluno.

Etapas do projeto

Ao todo 611 estudantes passarão por testes e retestes de acuidade visual na escola, uma das primeiras etapas do projeto, que acontece durante este mês. A segunda etapa prevê o encaminhamento dos estudantes que precisarão passar pela consulta oftalmológica. A consulta será feita via agendamento pela Secretaria de Saúde.

As consultas se iniciam no dia oito de setembro, após o encaminhamento da lista feita pelas escolas, com o nome dos estudantes que precisarão passar por consulta médica. O Ambulatório de Especialidades Médicas entra em contato para agendar um horário com os oftalmologistas da unidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira.

De acordo com o aluno Valdizar Ferreira, de 45 anos, trabalhador autônomo, estudante da 4ª série, este projeto é muito importante para a qualidade de vida de todos os alunos da Eja. “Acredito que este tipo de projeto ajuda os alunos que não têm condições de ir ao médico, consultar e descobrir se existe ou não algum problema com mais rapidez", disse. Já aluna Maria de Lourdes Batista ressaltou a importância da iniciativa para prevenção de doenças como catarata, glaucoma e outras que aparecem com o avanço da idade.

Neste ano, a triagem já foi realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e estudantes de qualquer outro ano que ingressaram recentemente na rede municipal. Em situações mais complexas, o aluno é encaminhado para centros de referência, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Veja o Cronograma para o 2º semestre deste ano:

AÇÕES

06/08

Reunião com os Assistentes de Direção (EJA), para orientações técnicas sobre o projeto (entrega de materiais).
Local: Centro de Formação “Paulo Freire”

A partir de 11/08

Aplicação dos testes e retestes de acuidade visual nos alunos, nas próprias unidades escolares

01/09