Capacitação sobre teste rápido aborda tema de forma lúdica

Teatro sobre família que recebe diagnóstico de doença orienta e diverte profissionais

Trinta profissionais de saúde participaram, nesta sexta-feira (01/08), da capacitação voltada a enfermeiros da rede básica de saúde de Hortolândia sobre teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites. A formação, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde - Atenção Básica e Especializada, em parceria com a Prefeitura de Sumaré, vai até o dia 15 de agosto. No primeiro encontro, um teatro sobre a “Família Silva” chamou a atenção dos presentes pela maneira lúdica como o tema foi abordado.

A peça fala sobre um homem que recebe diagnóstico de tuberculose e HIV e sua irmã, que, durante exames de pré-natal, também descobre ser soropositiva. A forma como eles descobrem as doenças, o atendimento na unidade de saúde e o início do tratamento completam o enredo.

Esta foi a primeira vez que uma peça de teatro foi utilizada durante as capacitações em HIV. De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, a apresentação lúdica sensibiliza os profissionais, que assistem às cenas que podem ser vivenciadas nas unidades de saúde.

“Depois da apresentação, os enfermeiros discutiram a forma como foi realizado o atendimento desta família e concluíram que uma abordagem mais humana muda a maneira como o paciente encara a doença”, enfatizou Cilene.

Para a enfermeira Aline Rubim Simões, da USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque do Horto, o teatro foi oportuno. “A peça dramatizou bem a realidade tanto dos profissionais da unidade de saúde quanto a do paciente. Refletimos e interagimos junto dos atores para melhorar o desfecho. Foi uma dinâmica muito bem aplicada”, elogiou Aline.

FORMAÇÃO

A formação para profissionais da saúde sobre teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites, terá outros dois encontros, nos dias 8 e 15 deste mês. A capacitação acontece no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, no Remanso Campineiro. O objetivo dos encontros é orientar os profissionais das unidades de saúde como realizar o teste rápido que diagnostica as doenças em menos de 15 minutos. Além disso, os profissionais receberão instruções de como acolher os pacientes e encaminhar casos positivos para acompanhamento médico e tratamento.

Em Hortolândia, o teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites é realizado gratuitamente no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia). Não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame, nem agendamento de horário. O Amdah fica na rua Ernesto Bergamasco, nº 262, na Vila Real. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.