Enfermeiros participam de capacitação sobre teste rápido

Profissionais serão orientados sobre diagnóstico rápido de HIV, Sífilis e hepatites

A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir desta sexta-feira (01/08), formação para profissionais da enfermagem sobre teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites. Ao todo serão três encontros, sempre às sextas-feiras, com duração de 8h. A capacitação acontece no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire.

A capacitação é idealizada pela secretaria de Saúde - Atenção Básica e Especializada de Hortolândia, que firmou parceria com a Secretaria de Saúde de Sumaré. Com isso, profissionais das duas cidades integrarão a formação. Ao todo, 30 enfermeiros estão inscritos.

O objetivo dos encontros é orientar os profissionais das unidades de saúde como realizar o teste rápido que diagnostica as doenças em menos de 15 minutos. Além disso, os profissionais receberão instruções de como acolher os pacientes e encaminhar casos positivos para acompanhamento médico e tratamento.

Em Hortolândia, o teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites é realizado gratuitamente no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia). Não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame, nem agendamento de horário. O Amdah fica na rua Ernesto Bergamasco, nº 262, na Vila Real. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.