Prefeitura promove treinamento para Cipeiros, em junho

Os 44 servidores integrantes da CIPA foram empossados na segunda-feira (20)

De 3 à 7 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, promove treinamento para a prevenção de acidente com foco nos 44 servidores que passaram a integrar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). No total serão 20 horas de curso realizado no Centro de Formação Paulo Freire.

Os novos integrantes da CIPA foram empossados pelo prefeito Antonio Meira na segunda-feira, 20. O mandato tem a duração de dois anos. “O objetivo é que a comissão atue no estímulo à qualidade de vida dos servidores, por meio de ações preventivas e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde”, destacou o prefeito Meira. (Confira a seguir a lista dos integrantes).

De acordo com informações da Secretaria de Administração, durante o treinamento serão abordados temas relativos ao histórico de segurança no trabalho, legislação, normas regulamentadoras, estudo do ambiente e condições de trabalho, bem como os riscos originados do processo produtivo. Os servidores também vão conhecer como identificar os acidentes decorrentes do processo produtivo, a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho (relatório).

Segundo a gerente de Divisão de Saúde e Segurança, Gabriela Aparecida Alves, será elaborado o  Plano de Trabalho  Anual da CIPA 2013-2014 que prevê agendas e as  reuniões ordinárias e extraordinárias. “O planejamento é fundamental para estabelecer prazos e acompanhar os trabalhos da Comissão”, disse.

Entre as atribuições do servidor ‘cipeiro’ estão a identificação dos riscos no processo diário de trabalho; elaboração dos planos de trabalho baseado nas NRs (Normas Regulamentadoras) relativas à segurança e saúde do funcionário. Ele deve colaborar com desenvolvimento e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

CIPA 1 - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Presidente – Luciana Aparecida Brandão Fonseca

Donizete Nunes Dourado

Vasni Lacerda Antunes