Formandos do Centro de Qualificação Profissional recebem certificado

Cerimônia que aconteceu nesta segunda-feira (14/07) na Igreja Presbiteriana, no Jardim Amanda II, contou com presença do prefeito Antonio Meira

Na noite desta segunda-feira (14/07), 171 jovens e adultos, com idades entre 14 a 30 anos, receberam o  certificado de conclusão dos cursos de  Auxiliar  de Escritório, Programa de Educação Para o Trabalho e Agente Socioambiental, promovidos pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). De um modo diferente do tradicional, a cerimônia de formatura foi preparada e realizada pelos alunos, que inovaram com a apresentação de uma paródia.

Cerca de 600 pessoas, entre elas o prefeito Antonio Meira, a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva; o gerente do Senac São Paulo (unidade Campinas), João Henrique Freitas Alves; e familiares dos alunos prestigiaram o evento, realizado na Igreja Presbiteriana, localizada na Rua Pedro Vilas Boas, no Jardim AmandaII.

A paródia “ Novo Eu”, apresentada pelos alunos do Centro de Qualificação Profissional I, expressa o sentimento vivenciado durante o curso. “É mesmo assim, fim de curso é só emoção, são muitas despedidas. Eu vou dizer que vou sentir saudades de vocês, mas enfim, estou aqui me formando, emocionado. Eu não irei me esquecer do que aprendi no CPQ”, dizia a paródia, composta pelos alunos. Todos cantaram e se emocionaram na conclusão dos cursos.

Meira contou aos formandos que, em 1979, também foi aluno do Senac. “O meu primeiro curso de qualificação foi de documentação oficial, no Senac-Campinas. Logo após a formação, me inscrevi em vários cursos. O meu primeiro emprego foi graças ao curso que havia feito. Logo após, cursei ensino superior. Hoje estou como prefeito. Meu maior objetivo é promover qualidade de vida à população. Com as pessoas qualificadas, as empresas instaladas em nossa cidade têm a chance de contratar bons profissionais. Para ser um bom profissional é preciso agarrar todas as oportunidades e estar sempre disposto para encarar novos desafios. Hortolândia está em pleno desenvolvimento e precisamos de pessoas qualificadas em boas instituições. Não temos dúvidas de que as parcerias que temos são renomadas e têm qualidade de ensino”, comentou o prefeito.

A unidade do Centro de Qualificação Profissional I está localizada na rua Estados Unidos,  217, no Jardim Santa Clara do Lago II. Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, a Prefeitura vai inaugurar mais um Centro de Qualificação em 2014 na região do Jardim Nova Hortolândia.”A formatura é um momento de muita felicidade, tanto para o aluno, quanto para a família.  Além de receber um certificado de conclusão de curso, vocês saem daqui com bagagem para  integrar o mercado de trabalho, pois a capacitação oferecida pelo Senac é  de qualidade. A Administração preocupa-se com a qualificação da população”, disse Rosana.

Com depoimento inusitado, o diretor do Senac-Campinas, João Henrique Freitas Alves, fez um reflexão com os alunos. “Certa vez assisti uma palestra do Mário Sérgio Cortella, filósofo e escritor. Ele fez a seguinte fala: 'Vaca não dá leite.' Me surpreendi com a fala e logo comecei a refletir. Hoje posso transmitir a mensagem e reafirmar que vaca não dá leite mesmo; precisamos de fazer uma série de procedimentos para obter o leite, como amarrar a vaca e ordenhá-la. É necessário que analisem todas as situações e saibam que vocês tiveram uma ótima oportunidade de saber todos os processos para integrar o mercado de trabalho. O nosso desejo é que vocês sigam o caminho dos estudos e construam o futuro que vocês escolherem”, disse.

Eliana Cristina Rocha, de 36 anos, agradeceu imensamente a oportunidade que o filho, portador de necessidades especiais, teve no Centro de Qualificação. “Quando procurei o curso, percebi que poderia confiar nos profissionais. A atenção que recebemos contribuiu muito para que o meu filho Gabriel apreendesse integralmente os módulos teóricos e práticos apresentados durante a capacitação. A formatura é uma grande conquista em nossas vidas. Não imaginávamos o quanto ampliaria os nossos conhecimento, pois confesso que estudei tudo junto com ele. Agora já me matriculei no curso de Logística e estou muito animada e ansiosa. Assim, vou poder trocar experiências e reintegrar o mercado de trabalho. A capacitação nos ofereceu melhor qualificação e ampliou a nossa visão. Logo estaremos os dois empregados e com ótima bagagem de aprendizado”, disse a moradora do Jardim Novo ângulo, que realizou depoimento emocionada durante a formatura.

Para Bruno Eduardo Costa Toledo, de 15 anos, a formação é o primeiro passo da vida estudantil. “Pretendo ser jogador de futebol, mas tenho a consciência de que preciso estar antenado na atualidade do mercado de trabalho. Me interessei pelo curso, porque meu primo cursou no ano passado e rapidamente conseguiu um emprego. Eu achei muito interessante, no curso de Auxiliar de Trabalho, o módulo organizacional de documentos, pois tinha outro pensamento sobre o tema. Agora tenho um certificado e, mais que isso, tive a oportunidades de conhecer ótimos professores. Estou muito feliz em concluir esta etapa e já me inscrevi para o curso PET.  Pretendo, logo que completar 16 anos, começar a trabalhar, só tenho a agradecer a iniciativa de poder estudar no Centro de Qualificação e expandir os meus conhecimentos”, disse Bruno, que é morador do Jardim São Sebastião.

Certificado pelo Senac

Certificados pelo Senac, os cursos são oferecidos semestralmente pelo Departamento de Trabalho de Geração de Renda.  De acordo com a diretora do Departamento de Geração de Renda, Alexandra Santos, os jovens formandos já saem prontos para participar de processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho.