Prefeitura prepara as escolas da rede municipal para as eleições deste domingo (07/10)

Escolas de rede municipal ganharam rampas de acesso, banheiros e bebedouros adaptados

A dois dias das eleições para prefeito e vereadores, a Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Educação e Planejamento Urbano, faz os últimos ajustes nas escolas da rede municipal de ensino onde vão funcionar seções eleitorais. As intervenções atendem ao pedido do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. O objetivo é facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência aos locais de votação.

Dentre as adaptações apontadas pelo TRE está a demarcação de vagas para idosos e pessoas com deficiência nas ruas do entorno das 20 unidades de ensino listadas no ofício. O trabalho é realizado pelo Departamento de Mobilidade Urbana.

Escolas adaptadas

Em dez das 20 escolas indicadas no documento, após três semanas de trabalho, a equipe da Manutenção Escolar se concentra nos detalhes finais: pintura de portas que foram trocadas e revisão da parte elétrica. Cerca de dez servidores -- eletricistas, encanadores, pedreiros, serventes, pintores, motoristas, supervisores e chefe de setor -- mobilizaram-se para deixar as unidades adaptadas. Em sete escolas, dentre elas a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide, e a Emef São Sebastião, foram construídas rampas de acesso às salas de aula, aos banheiros e refeitórios. Foram feitas, também, adaptações em sanitários e bebedouros.

De acordo como Censo Demográfico de 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 11.288 pessoas com algum tipo de deficiência em Hortolândia. São 3.503 pessoas com deficiência motora; 377 com deficiência auditiva; 2.545 com deficiência mental e 4.863 com deficiência visual.