Prefeitura forma primeira turma do curso de Costura Industrial

Formatura acontece segunda-feira (07/07), no Centro de Formação Paulo Freire

Costureiras industriais estão aptas para atuar no mercado de trabalho por meio da   capacitação promovida pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, órgão da Prefeitura de Hortolândia. A formatura da primeira turma do CPQ-II (Centro de Qualificação Profissional), Jardim Terras de Santo Antonio, acontece segunda-feira (07/07), às 19h. A entrega dos certificados será realizada no Centro de Formação de Profissionais em Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), 41 mulheres foram capacitadas no curso de Costura Industrial, por meio do programa Qualifica Cidadão. O objetivo da Prefeitura com o programa é ajudar o cidadão se requalificar para voltar ao mercado de trabalho.

Com duração de 12 meses, a formação foi dividida por módulos teórico e prático. Durante o curso, as bolsistas aprenderam a confeccionar acessórios de cama, mesa, banho e vestuário. Inaugurado em 2013, as alunas do CPQ-II, produziram cerca de 23 mil conjuntos de uniforme escolar para a rede municipal. Por meio do Programa Qualifica Cidadão, a Prefeitura ofereceu às trabalhadoras desempregadas uma bolsa-auxílio no valor de R$ 510 mensais para participar das atividades de qualificação profissional. Em contrapartida, a beneficiária cumpriu uma carga horária de 30 horas semanais em atividades que contribuem para a melhoria da cidade.

Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, a formação iniciou com 60 matriculadas que, durante a capacitação, foram conquistando vagas no mercado de trabalho e, infelizmente, precisaram deixar o curso. “O foco principal da Administração é qualificar os munícipes em diferentes áreas. Com a expensão industrial de Hortolândia,  cada vez mais as empresas necessitam de mão de obra qualificada. Desta forma, a contribuição da Prefeitura deixa de ser meramente assistencial e proporciona avanço profissional. Com a parceria do SENAI garantimos uma qualificação renomada e muito eficiente”, comentou  a secretária.

Rosana destacou também a contribuição que o CP-II proporcionou aos alunos da rede de ensino municipal. “A produção do uniforme escolar fez com que o governo do prefeito Antonio Meira cumprisse o prazo de entrega dos kits garantindo boa qualidade das peças. O  valor final de compra dos uniformes também foi reduzido, contribuindo para o orçamento municipal. Além disso, é muito importante que as famílias participem das atividades integradas à Prefeitura e conquiste independência financeira”, disse.

As alunas matriculadas para a próxima turma do segundo semestre estão participando da capacitação teórica.  A unidade de formação está localizada na  Rua Eleusina Batista Silva, 1.339. Hortolândia conta com outra unidade de qualificação profissional na região do Jardim Santa Clara do Lago. A parceria com o SENAC-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) garante cursos profissionalizantes para 200 jovens nas áreas de auxiliar administrativo, programa educação para o trabalho e de agente socioambiental. Uma terceira unidade será inaugurada na região do Jardim Nova Hortolândia, na segunda quinzena deste mês.