Ciclo de formaturas da Educação de Jovens e Adultos chega ao fim

Evento de encerramento aconteceu nesta quinta-feira (26/06), na Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, encerrou, nesta quinta-feira (26/06), o ciclo de formaturas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino oferecida gratuitamente em cinco unidades da rede municipal. Em mais uma cerimônia marcada pela emoção, 23 formandos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, receberam o diploma de conclusão da 8ª série. Dentre as que oferecem a EJA, a unidade se destaca como referência por ser escola bilíngue, isto é, por ter a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o Português como segunda opção.

Além dos formandos, o evento contou com a presença de familiares, profissionais da Educação e autoridades, dentre elas a secretária Cleudice Baldo Meira. O ciclo teve início nesta terça-feira (24/06), pela Emef Jd. Amanda I (CAIC). Na quarta-feira (25/06), foi a vez dos estudantes da Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Novidades

Toda a cerimônia foi interpretada em Libras pela Profª Kátia Curado, inclusive o Hino de Hortolândia, que contou com a participação de alunos. Outro momento de destaque foi a exibição de vídeo editado pela Profª Andrea Marzochi, que colocou na linha do tempo os alunos, com momentos da 5ª até a 8ª série. Foram escolhidas como paraninfas as professoras Kátia Curado e Dagmar Aparecida Bazan da Silva.

Wilson Pereira, de 59 anos, um dos formandos, disse estar emocionado. “Comecei aqui na escola meus estudos, sempre motivado por todos os professores, a diretora e a assistente de direção da EJA, contando também com o apoio da minha família. Estou quase me aposentando, mas ainda tenho muito para estudar e conhecer. Hoje é um dia feliz", disse o aluno, homenageado por ter 100% de presença.

Dois alunos surdos também se formaram junto com a turma: Paulo Prado e Euzelene Pereira Chaves. A escola conta com professor intérprete e atende mais 10 alunos de diferentes regiões da cidade, oferecendo também trasporte gratuito até a unidade.

A família de Prado partilhou com ele o momento de conquista. “Meu pai sofreu muito por não ter escola que atendesse esta deficiência. Aqui ele encontrou atendimento e pessoas que o ajudaram a concluir esta etapa, que não vai parar por aqui. Tem ainda o Ensino Médio e o sonho da faculdade. Ele trabalha numa empresa multinacional e necessita de formação”, disse o filho Renan, de 18 anos. Paulo ficou entre os 10 selecionados, na fase municipal, no Projeto EPTV na Escola.

A assistente de direção da EJA, Roberta Diniz, parabenizou toda turma. “Vou sentir saudades de vocês. A escola está aberta para conversarmos e, no que for possível, orientá-los para a próxima etapa, que é o Ensino Médio. Foram muitas noites. Criamos vínculos que ficarão marcados em nossas vidas. Uma parceria que envolveu a escola e família nesta conquista”, afirmou.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, ressaltou a importância da convivência humana, iniciando sua fala com a do educador Paulo Freire: “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não podemos transformar a sociedade. Sem ela, tampouco a sociedade muda.” Destacou, também, o significado da conquista. “Precisamos de uma sociedade melhor para nossos filhos, netos e para todos nós, que estamos batalhando, buscando ser uma pessoa com mais conhecimento e sabedoria, colaborando na construção de um mundo melhor, com paz, justiça e solidariedade. Buscamos uma educação melhor a cada dia. Esse é nosso desafio. Vocês, hoje, nesta formatura, com garra e força, venceram", parabenizou.