Prefeitura investe e reduz acidentes em 47%

Uso de EPI’s são algumas das medidas tomadas para aumentar a segurança dos servidores

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do setor de Segurança do Trabalho, diminuiu 47% o número de acidentes envolvendo servidores que exercem funções que podem prejudicar a saúde. A redução ocorreu entre os anos de 2009 e 2011. Naquele ano, foram registrados 92 acidentes. No ano passado, esse número caiu para 51. Entre as ações que resultaram na diminuição, estão a entrega de EPI’S (Equipamentos de Proteção Permanente), treinamentos e investimento na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Ao longo do ano, cerca de 600 profissionais receberam itens como protetor auditivo, luvas, jaleco, bota de couro, entre outros equipamentos de segurança. Além da entrega dos equipamentos, o Setor de Segurança do Trabalho realiza treinamentos específicos para o uso correto dos itens.

A implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é outra ação da Administração. No ano passado, a comissão mobilizou os servidores na I Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Com uma programação diferenciada, que incluiu teatro, palestras e prêmios, os servidores foram orientados sobre a importância das ações da Cipa, baseadas nas NR’s (Normas Regulamentadoras), que dispõe sobre as ações obrigatórias relacionadas à segurança e medicina do trabalho.

Mensalmente, os membros da comissão se reúnem e discutem temas relevantes para a segurança do servidor público, como mapeamento de zonas de risco e desenvolvimento de ações preventivas específicas para estas áreas.

A proposta é fortalecer cada vez mais os mecanismos de prevenção para que os acidentes de trabalho fiquem fora da realidade do servidor. “Nosso objetivo é zerar os acidentes. Mesmo que seja difícil alcançar essa meta, com essas medidas chegaremos perto”, afirma o técnico de Segurança do Trabalho, Everson  Jesus Moreira.

O setor de Segurança do Trabalho é responsável pelo controle, fiscalização e treinamento dos servidores. É realizado levantamento das demandas dos servidores que necessitam dos EPI´s, a fiscalização da utilização dos equipamentos e treinamentos periódicos, antes e depois do ingresso dos servidores na carreira. Segundo Moreira, os EPI’s não evitam acidentes, mas as conseqüências que os acidentes podem causar.