Prefeitura implanta modelo inovador de estágio probatório

Sistema permitirá mais qualidade para os serviços prestados à população

A partir de um sistema inovador, que avalia o desempenho dos servidores públicos durante o estágio probatório, período de adaptação dos funcionários efetivos, Hortolândia ganha mais qualidade nos serviços prestados à população. O programa, além de avaliar quesitos básicos como assiduidade, pontualidade e responsabilidade, analisa fatores técnicos relacionados à função do servidor.

A avaliação é feita por meio do Siarh (Sistema Integrado Administrativo de Recursos Humanos). O programa identifica os servidores estagiários junto com a descrição do cargo efetivo, de acordo com a Lei que trata das carreiras dos servidores públicos.

A partir daí, a chefia imediata, junto aos servidores, analisa durante o período de seis meses os critérios estabelecidos para a função. Se, depois desse período, o servidor discordar da nota dada pela chefia poderá entrar com recursos junto à comissão. O período total de avaliação é de três anos.

O sistema é integrado à progressão por mérito do Plano de Cargos e Carreiras. O período de avaliação da progressão é de quatro anos. Três anos serão integrados com o estágio probatório e, por um ano, o servidor terá uma avaliação destinada somente à progressão.

Para ter acesso ao sistema é necessário ter login e senha, disponibilizado pelo setor de Avaliação. Cada acesso é restrito ao perfil de cada usuário.

Segundo a responsável pelo setor do estágio probatório, Mchelli Cesaroni, a nova reformulação do estágio probatório permitirá uma avaliação justa dos servidores e concomitantemente a garantia da qualidade da prestação de serviço à população. “O estágio probatório é uma obrigação constitucional e deve ser exercido de forma justa e eficiente”, afirma.

“A avaliação não tem caráter punitivo. O objetivo é selecionar os servidores que se adaptarem à função social. O sistema foi estruturado de forma participativa e colaborativa”, complementa.