É feriado nas escolas municipais na quinta (12/06), abertura da Copa

Serviços essenciais acontecem normalmente durante Mundial; servidores municipais serão dispensados duas horas antes dos jogos do Brasil

Nesta quinta-feira (12/06), dia da abertura da Copa do Mundo do Brasil 2014, haverá feriado escolar, nas 54 unidades da rede municipal de ensino de Hortolândia. A parada por um dia nas atividades já estava prevista no Calendário Escolar deste ano, divulgado com antecedência à comunidade.

Neste e nos demais dias de jogos da Seleção Brasileira, durante a Copa, os serviços essenciais, como atendimentos médicos de urgência e emergência e a segurança realizada pela Guarda Municipal, acontecem normalmente. A mudança na rotina acontecerá apenas para os serviços públicos municipais não essenciais. Os servidores da Administração serão dispensados duas horas antes do horário fixado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) para o início das partidas da Seleção Canarinha. A decisão do prefeito Antonio Meira, publicada no Decreto nº 3.193, de 29 de maio, considera que a redução do expediente não resultará em prejuízo para o público.

Quem precisar de atendimento médico, neste período, deve procurar o Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas, onde há pronto-socorro adulto e infantil, ou as  UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Nova Hortolândia, Jardim Amanda e Jardim Rosolen. A Defesa Civil e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) manterão equipes de plantão, profissionais que podem ser acionados por telefone (Confira abaixo). A coleta de lixo acontece normalmente durante o Mundial, mas os serviços de limpeza de fossa ficam suspensos. As atividades do Paço Municipal Palácio das Águas, como o Protocolo Geral, serão encerradas com duas horas de antecedência, nos jogos do Brasil.

Calendário Escolar

Nas unidades escolares, na terça-feira (17/06), segundo dia de jogo do Brasil, as aulas acontecerão normalmente, com dispensa dos alunos a partir das 14h, ou seja, duas horas antes do início da segunda partida da Seleção, prevista para as 16h, conforme estabelece o Decreto Municipal.

No terceiro jogo do Brasil, que acontece na segunda-feira (23/06), a rotina segue como no dia 17 para os matriculados na Educação Infantil, com dispensa às 15h. Neste dia, a alteração maior será para os estudantes do Ensino Fundamental, uma vez que a data coincide com o início do Recesso Escolar, período que se estende por três semanas.

“Nos dias de jogos da Seleção, caso os pais ou responsáveis não tenham como ir buscar as crianças neste horário antecipado, elas poderão permanecer na unidade escolar até as 17h”, esclarece a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Confira telefones e endereços dos plantões mantidos durante o feriado:

SAMU – 192

Defesa Civil – 199

Guarda Municipal – 0800-111-580

CCZ – 3897-3312

Sabesp – 0800-550195

CPFL – 0800-010101

Pronto Socorro Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas

Rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, 10, Jardim Mirante

Telefone: 3809-5100

Unidade de Pronto Atendimento “Manoel Georgino Lopes” (UPA-24h Nova Hortolândia)

Rua João Martins dos Anjos, 185,  Jd. Nova Hortolândia