InterArtes exibe talento de aprendizes do Centro de Arte e Cultura

CAC leva talento artístico de seus aprendizes para homenagear os 20 anos do Centro de Educação Musical e da Banda Municipal

Os cursos e workshops oferecidos pelo CAC (Centro de Arte e Cultura), órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura, têm preenchido com arte, lazer e, algumas vezes, oportunidades de trabalho a vida dos aprendizes. A mostra InterArtes, realizada no último sábado (07/06) em comemoração pelos 20 anos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) e da Banda Municipal, contou com a participação de dezenas de integrantes das formações culturais artísticas.

Diversos talentos, descobertos ou incentivados no CAC, foram exibidos no evento. A população pôde prestigiar a exposição de fotografias e artes plásticas, apresentação de balé, violão e teatro, além da intervenção de grafite, que despertou a curiosidade de crianças e adultos com uma homenagem à música, em uma das paredes do CEMMH.

Sílvia Costa é mãe de Mariane e Pedro, que fazem artes para crianças e teatro no CAC. Além disso, Sílvia também participa das aulas de Lian Gong e do workshop de fotografia, cujo trabalho foi exposto no Centro de Educação Musical. O tema de suas fotografias foi a natureza: Sílvia retratou um urso, uma orquídea e o pôr do sol. “O público adorou a exposição. Recebemos elogios. Foi uma oportunidade de provar o que aprendemos”, diz. Segundo ela, as aulas frequentadas pelos filhos ajudam a vencer a timidez e a desenvolver a coordenação motora.

Para ela, o CAC é excelente para a cidade. “Tenho câmera profissional, mas não sabia usar. Tudo que eu sei, aprendi lá”, declara.

Marcelo Rondini Nucci tem 37 anos e faz parte dos workshops gratuitos de desenho artístico e grafite. Após muito procurar, Marcelo, enfim, pôde começar a aprender sobre a arte que enfeita as ruas com muita cor. “Sempre gostei de desenhar. Quando pesquisei, vi que o CAC oferecia aulas de grafite e quis participar, porque acho bonito e acompanho a arte”, afirma.

Além de marcar presença com a intervenção de grafite na mostra InterArtes do último sábado (07/06), o aprendiz participa de outros eventos da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Entre eles, a Semeia (Semana do Meio Ambiente), promovida pela Prefeitura de Campinas. “Durante a intervenção de grafite, muitas crianças vieram perguntar, curiosas sobre aquilo que estava chamando a atenção delas”, destaca.

Segundo o aprendiz, o conteúdo das aulas de grafite vai desde o conceito do gênero até os efeitos e técnicas utilizadas. “A oficina foi um estímulo para aprender e praticar. Quando vemos algo pronto, nem imaginamos como é feito. O grafite, por exemplo, começa no papel e só depois vai para o muro”, comenta. “Grafite e desenho têm tudo a ver. Comecei por hobby, mas já tive oportunidades de trabalho remunerado com a atividade. No futuro, quem sabe, posso repassar o que aprendi aos mais jovens”, conclui Marcelo.

A mostra InterArtes tem o objetivo de exibir os resultados das formações culturais realizadas no CAC, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e na Biblioteca Luz do Saber, no Jd. Amanda. Os locais oferecem cursos livres e workshops gratuitos com duração de um semestre, entre eles, Balé, Dança do Ventre, Teatro, Capoeira, Violão e Produção Audiovisual.