Hortoprev reúne aposentados e pensionistas em confraternização

Festa vira tradição e é realizada graças ao patrocínio de instituições financeiras e empresas

Aposentados e pensionistas do Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia) participaram da tradicional Festa de Confraternização de Final de Ano, realizada nesta segunda-feira (5). O evento contou com a participação de 200 pessoas, entre assegurados e familiares.

Café da manhã, ginástica laboral, sorteio de brindes, frutas, almoço e show com o grupo de catira de Hortolândia garantiram aos convidados um dia de muita descontração e alegria. Para realizar a festa, o Hortoprev conta com o patrocínio de instituições financeiras e empresas parceiras da autarquia.

O porteiro aposentado Erasmo do Padro, 76 anos, chegou cedo na Chácara Vitória, onde ocorreu a festa. Elogiou a programação e o atendimento do Instituto. “As festas são ótimas. Revejo os amigos do tempo da ativa. Tanto na festa quanto no dia a dia, a recepção do Hortoprev é ótima. As funcionárias são uns doces. Tratam a gente com muito respeito e carinho”, disse o aposentado.

Pela primeira vez, a assistente social aposentada Terezinha Moreira Araújo Guarato participa da confraternização. Ela faz parte do grupo de aposentados do Hortoprev desde 2003, mas passou um tempo fora do País, por isso, deixou de prestigiar as edições anteriores da festa. Terezinha, que apesar de aposentada, continua exercendo atividades profissionais, destaca a importância de atividades de integração para a terceira idade.

“Muita gente pensa que está preparada para a aposentadoria, mas não está. Às vezes, a pessoa entra até em depressão quando encerra as atividades profissionais. Então, essas festas são muito importantes. O ambiente está muito agradável. Minha sugestão é que o Instituto promova o convívio dos aposentados não só em festas, mas em reuniões, palestras e outras atividades, onde possamos discutir vários assuntos”, observou Terezinha.

Uma das prioridades do Hortoprev para 2012 é envolver os aposentados e pensionistas em atividades que promovam a integração constante dos aposentados, conforme sugerido por dona Terezinha.   Para isso, o Instituto aplicou, durante a festa, um questionário entre os aposentados para identificar as atividades de interesse do grupo.

“Queremos desenvolver oficinas de informática, artesanato, música e teatro com os aposentados e pensionistas para ampliar a integração entre eles”, disse o diretor superintendente do Hortoprev, Renato Sarto.

Sorteio de brindes, o momento mais esperado da festa

O sorteio de brindes entre os convidados é um dos momentos mais esperados da festa. Cestas com produtos natalinos, utensílios domésticos como jogo de panelas e forno de microondas estão entre os itens sorteados.

Os presentes foram patrocinados pelas empresas Fiorelli, FR Consultoria, Novidade Comunicação, GAP, Fides Invest, Humaitá, SS Silveira e Meta Asset.

A festa contou com o patrocínio dos bancos: Rural, Schoders, Trend Bank, Geração Futuro, BNY Mellon, Safra e Meta Asset.

Neste ano, a confraternização teve como focos o meio ambiente e a alimentação saudável. “Até os brindes oferecidos pelos patrocinadores são um incentivo à culinária saudável”, comentou a assistente da Diretoria de Benefícios, Eliane Silva, ao adiantar que o Hortoprev estuda a formação de grupos de caminhada, a partir do ano que vem, para ampliar a qualidade de vida dos aposentados.

Fundado em 1996, o Hortoprev tem a missão de garantir amparo ao servidores municipal e sua família em casos de doença, invalidez, acidente de trabalho, idade avançada, morte, reclusão, proteção à maternidade e à família. O Instituto atende a mais de 4.000 servidores da Prefeitura e da Câmara.