I Sipat marca esforço da Prefeitura em promover segurança dos servidores

A partir do evento, cipeiros e servidores se reunirão para consolidar medidas que promovam saúde do trabalhador

Com a proposta de promover a segurança dos cerca de 4.000 servidores da Prefeitura de Hortolândia, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) encerrou, nesta quinta-feira (24/11), a I Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento discutiu uma série de medidas com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que influenciam na capacidade de relacionamento do servidor.

Com uma programação diferenciada, que incluiu teatro, palestras e prêmios, os servidores foram orientados sobre a importância das ações da Cipa, baseadas nas NR’s (Normas Regulamentadoras), que dispõe sobre as ações obrigatórias relacionadas à segurança e medicina do trabalho. O evento contou com a parceria da Câmara Municipal de Hortolândia.   “É incrível como as palestras conseguiram explicar de forma divertida assuntos tão importantes para a saúde do servidor. Conseguimos tirar nossas dúvidas sobre a utilização dos equipamentos de proteção”, afirma a enfermeira da vigilância epidemiológica, Samira de Carvalho.

A partir do evento, os cipeiros e outros servidores concursados se reunirão para analisar as demandas levantadas durante a Semana. “O objetivo é criar mecanismos para os servidores adquirirem uma melhor condição de trabalho. É preciso conciliar as atividades profissionais com a qualidade de vida”, afirma o presidente da Cipa, Cléuzer Marques de Lima, o John Lenon.

Uma das conquistas da Cipa é o início de prática de ginástica laboral no Paço Municipal. Os exercícios, que começam a ser praticados em dezembro, colaboram para a manutenção da qualidade de vida do servidor por meio de exercícios de alongamento e dicas sobre postura física. A proposta é que a ginástica ocorra posteriormente, nos demais prédios públicos.

O servidor ”cipeiro” tem como principais atribuições: identificar riscos no processo diário de trabalho; elaborar planos de trabalho baseados nas NRs (Normas Regulamentadoras) relativas à segurança e saúde do funcionário; colaborar com desenvolvimento e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).