I Sipat mobiliza servidores de Hortolândia

Ação é resultado da Cipa; comissão que realiza ações de prevenção à segurança e saúde do servidor

A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) mobilizou servidores na abertura da I Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), nesta segunda-feira (21/11). Com uma programação diferenciada, que incluiu teatro, palestras e prêmios, os servidores foram orientados sobre a importância das ações da Cipa, baseadas nas NR’s (Normas Regulamentadoras), que dispõe sobre as ações obrigatórias relacionadas à segurança e medicina do trabalho. A programação vai até esta quinta-feira (24/11). (confira a programação abaixo)

A Sipat é resultado das propostas da Cipa, comissão implantada na Prefeitura em 2010. Mensalmente, os membros da comissão se reúnem e discutem temas relevantes para a segurança do servidor público, como mapeamento de zonas de risco e desenvolvimento de ações preventivas específicas para estas áreas. Uma das conquistas da Cipa é o início de prática de ginástica laboral no Paço Municipal. “Estamos construindo alternativas preventivas para que o servidor público de Hortolândia tenha uma melhor condição de trabalho. Temos muito ainda para fazer, mas esse evento mostra que estamos no caminho certo”, afirmou a vice-prefeita, Jacyra Souza na abertura do evento.

Os exercícios, que começam a ser praticados em dezembro, colaboram para a manutenção da qualidade de vida do servidor por meio de exercícios de alongamento e dicas sobre postura física. A proposta é que a ginástica ocorra posteriormente, nos demais prédios públicos.

Segundo o presidente da Cipa, Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon, a proposta é criar mais ações que priorizem o conforto e a segurança dos servidores durante o serviço. “Passamos uma boa parte do tempo no trabalho. É preciso pensar em ações que façam com que o servidor fique confortável e seguro”, afirma ele.

A proposta é fortalecer cada vez mais os mecanismos de prevenção para que os acidentes de trabalho fiquem fora da realidade do servidor. “Propor ações que priorizem a segurança do servidor é muito importante. Este evento é essencial para discutir formas de levar ao trabalhador conhecimento sobre o risco que ele corre durante a atividade profissional”, afirmou o eletricista Carlos Donizete, servidor da Secretaria de Educação.

O servidor ”cipeiro” tem como principais atribuições: identificar riscos no processo diário de trabalho; elaborar planos de trabalho baseados nas NRs (Normas Regulamentadoras) relativas à segurança e saúde do funcionário; colaborar com desenvolvimento e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). “A Cipa realiza um trabalho de convencimento para que o servidor adquira a auto-preservação. Queremos chegar a um nível em que o próprio servidor negue realizar uma atividade sem os equipamentos necessários por consciência do risco que pode correr”, afirma o secretário de Administração, Pedro Galindo.

Confira a programação

Segunda-feira (21)

Palestra: Motivação, Saúde, Estresse, Qualidade de Vida e Ergonomia.

Show da Verdade

Terça-feira (22)

Palestra: Segurança,  EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva), Produtividade, Cooperação, Competição, Respeito, Responsabilidade e Meio Ambiente.

Quarta-feira (23)

Palestra: Álcool, Drogas, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Direção Defensiva e AIDS.

Quinta-feira (24)

Teatro: Depende de Nós