Hortolândia está entre 100 cidades brasileiras com alto desenvolvimento socioeconômico

Indicadores de emprego/renda, saúde e educação classificaram Hortolândia na 64ª posição no estado

Ao completar 23 anos, Hortolândia comemora mais uma conquista: o posicionamento do município na 97ª posição nacional e 64ª estadual no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), com o parâmetro 0,8404. Os indicadores para definição do ranking de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros levam em conta dados referentes ao ano de 2011, em três áreas de atuação: emprego/renda, educação e saúde. O estudo é realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

“O índice da Firjan demonstra uma análise das cidades nas principais áreas que impulsionam o desenvolvimento econômico. Funciona como um termômetro para os investidores saberem quais os municípios com maior potencial de crescimento socioeconômico”, explicou o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua.

A Firjan divulgou, ainda, os dados referentes aos indicadores de 2010, quando Hortolândia ocupava a 187ª posição no ranking nacional e o 112º lugar estadual, com índice de 0,8176. “Esta escala crescente indica que a cidade está no caminho certo. Para o próximo índice, referente aos dados de 2012, aguardamos anúncios positivos também”, ressaltou Pádua.

Para o secretário, os principais investimentos que colocam Hortolândia no patamar dos municípios com alto desenvolvimento socioeconômico (com índice acima de 0,8) são os destinados à saúde e educação. “Claro que temos uma situação econômica favorável, porém o emprego e renda em Hortolândia estão positivamente estáveis, o que indica uma consolidação nesta área. Já a saúde e educação continuam melhorando a cada dia”, explicou.

Educação

A construção de escolas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, ações da Prefeitura de Hortolândia, são exemplos dos investimentos constantes no atendimento aos alunos. Mas, além disso, as políticas públicas para oferta de ensino de qualidade garantem um salto de desenvolvimento nesta área.

“A educação é um processo de construção, fruto de trabalho coletivo sério, compromissado. Avaliamos, orientamos e acompanhamos sistematicamente todos os alunos da rede. Além disso, oferecemos formação continuada aos profissionais da educação o ano todo, por meio de cursos sobre diversos temas. Temos, inclusive, o Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire justamente para esta finalidade: aperfeiçoar o profissional e oferecer qualidade de ensino aos nossos alunos”, avalia a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Saúde

Na área da saúde, por sua vez, as ações preventivas asseguram qualidade de vida à população. “Valorizamos a saúde da família, com a atuação promocional das equipes das USFs (Unidades de Saúde da Família), por meio da orientação sobre os hábitos saudáveis, promoção à saúde e prevenção das doenças. Além disso, a humanização dos atendimentos em urgência e emergência torna o profissional mais sensível à condição psicológica do paciente, que merece todo o respeito em qualquer situação”, destaca a secretária de Saúde, Paula Nista.