Prefeitura promove ações para prevenção de acidentes de trabalho

Evento, organizado pela Cipa, acontece entre segunda (21) e quinta-feira (24)

Servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia e da Câmara Municipal participarão, na próxima semana, da I Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A semana dedicada à prevenção de acidentes terá programação diferenciada, como palestras e peças teatrais. O objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da participação nas ações propostas pela comissão. A abertura acontece na segunda-feira (21), às 9h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

A programação da Sipat acontece, entre segunda e quinta-feira (24), no auditório da escola municipal, sempre em três horários: às 9h, 14h e 19h (confira a programação completa abaixo).

A Sipat é resultado das propostas da Cipa, comissão implantada na Prefeitura em 2010. Mensalmente, os membros da comissão se reúnem e discutem temas relevantes para a segurança do servidor público, como mapeamento de zonas de risco e desenvolvimento de ações preventivas específicas para estas áreas. Uma das conquistas da Cipa é o início de prática de ginástica laboral no Paço Municipal.

Os exercícios, que começam a ser praticados em dezembro, colaboram para a manutenção da qualidade de vida do servidor por meio de exercícios de alongamento e dicas sobre postura física. A proposta é que a ginástica ocorra posteriormente, nos demais prédios públicos.

Segunda-feira (21)

Palestra: Motivação, Saúde, Estresse, Qualidade de Vida e Ergonomia.

Show da Verdade

Terça-feira (22)

Palestra: Segurança,  EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva), Produtividade, Cooperação, Competição, Respeito, Responsabilidade e Meio Ambiente.

Quarta-feira (23)

Palestra: Álcool, Drogas, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Direção Defensiva e AIDS.

Quinta-feira (24)

Teatro: Depende de Nós