Seminário Econômico encerra-se nesta sexta-feira (30/05)

Evento tem objetivo de apoiar desenvolvimento de atividades de micro e pequenos empresários

Dezenas de micro e pequenos empreendedores participaram da abertura do II Seminário Econômico de Hortolândia, nesta quinta-feira (29/05). Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, o evento prossegue, nesta sexta-feira (30/05), a partir das 19h, na Câmara Municipal. O tema da programação deste ano é “Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas”. A proposta é discutir novas alternativas para incentivar o pequeno empreendedor no município.

O secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, avalia como positivo o primeiro dia de debates. “Cerca de 70 a 80 micro e pequenos empreendedores participaram do Seminário nesta quinta-feira. Fizeram muitas perguntas e puderam esclarecer toda dúvida que tivessem. Acredito que este evento terá desdobramentos interessantes na cidade, como um aumento da procura pelos serviços do Banco do Povo e da Casa do Empreendedor”, considerou Pádua.

A formalização dos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) é uma das grandes conquistas de Hortolândia no desenvolvimento econômico da cidade. De acordo com a secretaria municipal, cerca de cinco mil empresários já formalizaram seus negócios nos últimos dois anos no município.

O primeiro dia abordou discussões sobre como as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) podem vender produtos e serviços para empresas de grande porte e o poder público. Para tratar do tema, ocorreram palestras ministradas pelo gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante, e pelo vice-diretor da divisão de Campinas da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Henrique Toledo Correa.

“Hortolândia é uma cidade que avança em todas as áreas. Vemos o município se desenvolver na área de mobilidade urbana, com obras para melhorar o tráfego em todas as regiões da cidade; em qualidade de vida, com a implantação de parques e praças para o bem estar da população; e em diversos outros setores, como educação, saúde e inclusão social. Mas também acompanhamos o desenvolvimento econômico de Hortolândia, com a consolidação de indústrias, comércios e serviços. Muitos micro e pequenos empreendedores entram neste mercado competitivo e precisam de apoio para garantir o sucesso do seu trabalho. O papel do poder público é importante nesta etapa, pois colabora para a formalização de muitos profissionais e capacita estes empresários para competirem no mercado com a oferta de serviços de qualidade”, comentou o prefeito Antonio Meira.

Programação prossegue

Nesta sexta-feira (31/05), o Seminário Econômico continua com a programação de debates. No segundo dia, a analista de negócios do Sebrae, Elita Azevedo Arruda Guerreiro, vai explicar o conceito de associativismo, quando empresas do mesmo ramo formam uma aliança para vender ou comprar em conjunto. Logo após, o consultor de políticas públicas do Sebrae, Julio Cezar Durante, vai tratar sobre compras públicas. Confira a programação:

Sexta (30/05)

18h - Recepção

19h – Workshop sobre Associativismo – Projeto Empreender Com a Analista de Negócios SEBRAE-SP: Elita Azevedo Arruda Guerreiro

20h – Workshop sobre Compras Públicas – Com O Consultor de Políticas Públicas do SEBRAE-SP: Julio Cezar Durante

22h – Coquetel de encerramento