A convite do consulado chinês, prefeito participa do 62º aniversário da República Popular da China

Hortolândia trabalha para estreitar relacionamento com país asiático, sede da empresa ZTE que inicia operação na cidade

O prefeito Angelo Perugini participou das festividades em comemoração ao 62º aniversário da República Popular da China, realizado pelo Consulado da China, nesta terça-feira (27), em São Paulo. Com a instalação da empresa ZTE em Hortolândia, o município passou a ter relação comercial com o país asiático, sede da fabricante de produtos para área de telecomunicação. A China foi fundada no dia 1º de outubro de 1949.

Com cerca de 1,3 bilhão de habitantes, a República Popular da China é o país mais populoso do mundo. É considerada a segunda maior economia do planeta, superada somente pelos Estados Unidos. No ano passado, a China registrou um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 5,8 trilhões.

No mês passado, o prefeito Angelo Perugini entregou ao cônsul geral da República Popular da China, Sun Rongmao, a carta convite destinada ao prefeito de Xian, Chen Baogen, que propõe a assinatura de um protocolo de intenções para que os dois municípios se tornem cidades irmãs. Xian é o município onde está instalada a ZTE.

O relacionamento de cidades irmãs é uma prática adotada em todo o mundo. O objetivo é promover o intercâmbio entre municípios que têm algo em comum com ações que ampliem as atividades econômicas, culturais, sociais e a troca de informações entre as cidades.

O prefeito explicou que a instalação da empresa ZTE em Hortolândia torna necessária a ampliação do relacionamento da cidade com Xian. A empresa de alta tecnologia vai investir US$ 250 milhões na cidade e gerar 2.000 empregos.

Em abril deste ano, Perugini visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ZTE e conheceu a cidade de Xian. Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação Estratégica para a construção do polo industrial da ZTE, em Hortolândia, e do seu centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, parceria oficializada na presença da presidenta Dilma Rousseff e do presidente da China, Hu Jintao.